Temperatura alta e tempo seco? É hora de recordar a importância da hidratação!

Tempo de leitura: 3 minutos

Em Belo Horizonte, a transição entre o inverno e a primavera é marcada por temperaturas altas e baixa umidade do ar, fazendo acender o alerta sobre a importância da hidratação para a saúde do organismo.

Neste artigo você entenderá por que é fundamental beber bastante água todos os dias, inclusive para evitar a tão temida retenção de líquidos, que pode prejudicar o seu “projeto boa forma”. Continue a leitura e informe-se!

Relembre a importância da hidratação para a saúde

Basta dizer que 70% do corpo humano é formado por água para que seja fácil recordar a importância da hidratação para a saúde do nosso organismo, não é mesmo?

A água, portanto, é fundamental para o funcionamento equilibrado de todos os nossos órgãos e sistemas, afetando desde a viscosidade do sangue, passando pela digestão dos alimentos até a constituição e a força musculares.

No tempo seco e quente, nosso corpo perde muito mais água para o ambiente, seja na forma de urina ou de suor, que evapora pela pele o tempo todo e não apenas quando praticamos atividades físicas.

Por isso, é essencial beber bastante água todos os dias, reforçando esse cuidado durante os dias de calor intenso e baixa umidade do ar.

Aprenda alguns truques para manter o corpo bem hidratado

A recomendação dos especialistas é beber no mínimo dois litros de água todos os dias. Para quem ainda não adquiriu o hábito, isso pode ser um tormento.

Mas, calma lá… É bem fácil driblar a dificuldade com truques simples. Use garrafinhas decoradas com frases motivacionais ou opte pelos modelos que marcam o volume, para manter a animação a cada gole.

Outra dica importante: a hidratação adequada do organismo não é garantida apenas com água. Frutas, verduras e legumes também ajudam nessa tarefa. Pepino, melancia, rabanete, tomate, melão, couve-flor e morango são ótimas opções.

E claro, também vale apostar em sucos e chás naturais e na água de coco. Para hidratar bem o corpo vale o ditado: quanto mais, melhor.

Cuidar da hidratação é necessário, inclusive, para combater a tão temida retenção de líquidos, uma condição que resulta de problemas com a circulação linfática e/ou circulatória devido a alterações hormonais, desordens nos rins ou pressão alta, entre outras causas.

Trata-se de um fenômeno que prejudica bastante quem está em busca da boa forma.

Entenda porque beber água ajuda a combater a retenção de líquidos

Por mais que pareça estranho, beber bastante água e manter o organismo bem hidratado estimula o trabalho dos rins, que precisam acelerar a filtragem do sangue.

Com isso, o líquido acumulado no espaço entre as células é removido e eliminado, reduzindo o inchaço.

Outra forma de combater a retenção de líquidos é a drenagem linfática, uma técnica de massagem que vem sendo aplicada há anos e obtendo excelentes resultados tanto no pós-operatório de cirurgias estéticas quanto como auxílio do inchaço.

Agora que você já recordou a importância da hidratação, saiba mais sobre a retenção de líquidos conferindo outro artigo do nosso blog.

Basta clicar aqui. Vale a pena conferir!

 

 

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.