Saúde da pele no inverno: entenda a importância dos cuidados e saiba quais são eles.

Tempo de leitura: 3 minutos

Por mais que se fale da importância dos cuidados com a pele no inverno, muitas pessoas ainda não entendem porque é fundamental dar atenção extra para a hidratação da cútis durante os dias mais frios do ano.

Dessa forma, fica difícil manter uma rotina preventiva adequada, o que pode comprometer bastante a saúde da pele.

Por isso, preparamos um artigo para esclarecer todas as dúvidas sobre como cuidar da pele no inverno. Confira!

Saiba por que é importante cuidar da pele no inverno

No inverno, a temperatura mais baixa acarreta diversas mudanças no metabolismo, as quais impactam na saúde da pele.

Além do frio, a baixa umidade do ar e a necessidade de aquecer o corpo com banhos mais quentes provocam o ressecamento da cútis, fazendo da hidratação o item mais importante na rotina de cuidados com a pele no inverno.

Mesmo quem tem o tipo de pele oleoso deve estar atento para evitar a desidratação e manter a elasticidade e a tonicidade do tecido cutâneo.

Para isso, é preciso realizar diariamente uma série de ações descomplicadas e rápidas, como você verá a seguir.

Aprenda a rotina adequada de cuidados

Para cuidar da pele no inverno, não é necessário passar horas em frente ao espelho ou gastar com produtos caros. Basta adotar uma rotina bem simples.

O primeiro passo é manter uma dieta equilibrada, com frutas, verduras e legumes em abundância no cardápio. Assim, você permitirá que o seu organismo tenha acesso aos nutrientes essenciais para a saúde da pele.

Saiba, agora, quais são os outros cuidados com a pele no inverno.

Beba bastante água

Durante os dias mais frios, a tendência é beber menos água. No entanto, para evitar o ressecamento da pele é preciso fazer exatamente o contrário: aumentar a hidratação oral.

O ideal é beber ao menos dois litros de água por dia. Essa quantidade deve ser maior se você pratica atividades físicas ou sofre de retenção de líquidos.

Evite banhos muito quentes e prolongados

Tomar banhos demorados e com água bem quente pode ser tentador nos dias mais frios do ano, mas é totalmente prejudicial para a saúde da pele.

Essa atitude retira a camada lipídica da cútis, que serve de barreira para evitar que o tecido cutâneo perca a sua hidratação.

Por isso, você deve optar por temperaturas amenas e banhos rápidos, dando preferência para sabonetes hidratantes e com PH neutro. Óleos de banho também são uma ótima opção.

Use cremes ou óleos logo após o banho

Além de beber bastante água, para cuidar da pele no inverno é preciso reforçar a hidratação externa.

O momento depois do banho, aproveitando o vapor do banheiro, é o ideal para a aplicação de cremes ou óleos hidratantes.

Com os poros mais abertos, a pele absorve melhor os princípios ativos dos produtos. As fórmulas a base de abacate, jojoba, óleo de coco ou semente de uva costumam promover ótimos resultados.

Não esqueça do protetor solar

Por mais que os raios solares tenham menos força, o inverno não é desculpa para esquecer o uso do protetor solar!

Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele e faça aplicações antes de sair de casa e pelo menos duas vezes ao longo do dia, especialmente se suar muito.

Esse cuidado é ainda mais indispensável se você estiver se submetendo a algum tratamento estético, como peeling ou limpeza de pele profissional.

Por outro lado, abandonar o protetor solar é um dos erros mais comuns quando se trata de cuidar da pele no inverno ou em qualquer estação. Mas, existem outras atitudes que comprometem bastante a vitalidade do tecido cutâneo.

Quer saber quais são elas? Confira um artigo do nosso blog e saiba o que você está fazendo de errado na hora de cuidar da pele no inverno.

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.