Precisa clarear as axilas? Veja aqui as melhores soluções

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma queixa muito comum em diversos consultórios dermatológicos são as manchas na pele, especialmente nas axilas. Algumas mulheres ficam tão constrangidas, que deixam de usar roupas que desejam para esconder o problema.

Esse tipo de escurecimento incomoda porque causa a impressão de que a região está suja ou de que a depilação está malfeita. Por isso, na internet, o que não faltam são receitas e métodos caseiros para a resolução desse problema. Mas será que esses procedimentos funcionam mesmo? 

Neste post, você vai conhecer algumas soluções realmente eficazes para clarear as axilas e perder a vergonha de levantar os braços. Acompanhe:

A causa do problema

As manchas nas axilas geralmente são provocadas por, pelo menos, um destes três fatores: irritação da pele, alterações hormonais ou reações inflamatórias. Isso porque, diante dessas situações, o corpo reage produzindo a melanina, pigmento responsável pelo escurecimento da pele.

Sendo assim, vários hábitos podem desencadear esse escurecimento, como o uso de roupas muito justas ou de tecido sintético, o atrito constante na região das axilas, a depilação com lâmina ou cera muito quente, alergias, desodorantes com álcool ou cremes com componentes irritantes para a pele.

A genética também é um fator de peso na predisposição às manchas, pois quanto mais escura a pele, maior a produção de melanina.

Por isso, para prevenir a hiperpigmentação — não só das axilas, mas de qualquer parte do corpo —, é preciso evitar os cosméticos que contenham álcool em sua composição, preferir a depilação com cera fria, com linha ou a laser, usar cremes específicos para o seu tipo de pele e optar pelas roupas de tecido leve, que não sejam muito coladas ao corpo.

Também é preciso caprichar na proteção solar do corpo inteiro, pois o sol costuma piorar o problema. 

Principais tratamentos e soluções

Existem diversos métodos capazes de clarear as axilas. No entanto, cada um deles possui uma indicação específica, que vai depender do tipo de pele, da intensidade da hiperpigmentação e de outros fatores individuais.

Veja a seguir alguns tratamentos disponíveis hoje:

Cremes e ácidos

Alguns clareadores suaves e menos agressivos, como Alpha Arbutin, vitamina C e cremes cosméticos ou desodorantes, são vendidos livremente e apresentam baixo risco de uso, mas funcionam apenas em manchas superficiais.

Existem também diversas fórmulas despigmentantes no mercado que podem ser usadas em casa, como hidroquinona, ácido kójico, belides, ácido glicólico e ácido fítico. Esses clareadores devem sempre ser prescritos por um dermatologista, já que podem ter efeitos colaterais e até piorar o problema se não forem utilizados corretamente.

A maioria dos dermatologistas prefere que a paciente espere o início das estações mais frias do ano para começar o tratamento com fórmulas clareadoras, pois a pele costuma ficar mais protegida da exposição ao sol nessa época.

Peeling

Diversos tipos de peeling  — químico, físico, de diamante ou de cristal — são uma boa opção para clarear as axilas, pois são capazes de remover toda a epiderme e reconstruir a superfície da pele. Com essa renovação das células epiteliais, não só as manchas tendem a desaparecer como a textura da pele pode melhorar, deixando a região mais lisinha e macia.

Luz pulsada

A luz intensa pulsada, conhecida por reduzir os pelos de qualquer parte do corpo, também é eficiente para clarear as axilas.

Por meio de disparos de feixes de luz, a pele da região tratada é aquecida até que as manchas desapareçam. Apesar do calor, o tratamento é indolor e confortável; por isso ele é o mais indicado para peles sensíveis. Porém pode requerer um grande número de sessões, dependendo do tipo e da intensidade das manchas.

Laser

Alguns tipos de laser, recentemente lançados no mercado, são soluções eficazes para combater de vez o problema das axilas manchadas. São indicados especialmente para manchas mais escuras, pois agem de forma direta nas camadas mais profundas da epiderme — ajudando, inclusive, na produção de colágeno!

A depilação a laser também pode ser usada para combater as manchas. Nem todas elas têm propriedades despigmentantes, mas muitos dermatologistas as recomendam para clarear as axilas, porque o procedimento diminui a necessidade de depilações frequentes e, assim, as irritações e pelos encravados causados por esse processo. Ou seja, o mal é cortado pela raiz, e as axilas não voltam a escurecer.

Além disso, alguns tipos de depilação a laser têm a energia do feixe de luz atraída pela melanina existente no pelo. Então, por destruir o folículo desde a raiz, o efeito de clareamento da região já pode ser percebido até mesmo depois da primeira sessão. 

Ainda assim, geralmente, o clareamento das axilas com a depilação a laser deve ser acompanhado de produtos especiais para a pele, com princípios ativos que possam reduzir ou eliminar as manchas escuras que já estejam presentes na região.

O perigo das soluções caseiras 

Todos esses tratamentos profissionais para clarear as axilas têm custos. Por isso, muitas mulheres que desejam economizar acabam recorrendo a fórmulas acessíveis à base de ingredientes como limão, aveia, talco, fubá, amido de milho e muitos outros produtos que prometem resultados milagrosos.

O problema é que o uso dessas fórmulas caseiras não possui nenhum tipo de eficácia comprovada e pode até piorar a situação das manchas. Inclusive, alguns líquidos, como o suco de limão ou a água oxigenada, não devem ser aplicados sobre a pele em nenhuma hipótese, pois são capazes de provocar agressões intensas, como queimaduras e lesões.

Por isso, o ideal é dispensar os conselhos de desconhecidos e procurar um profissional que saiba lhe ajudar a procurar o tratamento adequado sem colocar a sua saúde em risco.

Por fim, lembre-se de que é sempre melhor prevenir do que remediar. Para isso, cuide da sua pele, adotando hábitos de hidratação, limpeza, proteção solar e alimentação saudável. 

Agora que você já sabe tudo sobre os métodos para clarear as axilas e deixar sua pele bonita e sem manchas, aproveite para conhecer também outros tratamentos corporais disponíveis em nosso site!

 

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.