Ficou com estrias pós-parto? Nós te contamos como amenizá-las

Tempo de leitura: 5 minutos

Não há como negar que a gravidez é um momento especial e único para a vida de cada mulher. Apesar disso, com tantas mudanças corporais, é provável que a preocupação estética seja grande, principalmente logo após o parto.

Além de flacidez, manchas na pele e aumento de peso, um dos problemas mais comuns que as gestantes precisam encarar é a aparição de estrias, que podem marcar a barriga, os seios ou qualquer outra parte do corpo.

Neste post, vamos ensiná-la como amenizar essas estrias pós-parto para recuperar sua beleza e autoestima. Acompanhe:

A causa do problema

Quando certas camadas da pele são alongadas e esticadas até o limite (e isso pode acontecer tanto na gravidez quanto em uma fase de rápido crescimento ou ganho de peso), as células fibrosas são destruídas e forçadas a se regenerar rapidamente, o que causa as marcas em forma de rachaduras.

No início, essas marcas possuem colorações fortes (roxas ou avermelhadas) por causa da inflamação e são mais fáceis de tratar por serem recentes. Com o tempo, as manchas se tornam esbranquiçadas e são mais difíceis de amenizar, pois já estão fixas na pele.

Por mais que seja possível evitar por meio de massagens, óleos e hidratantes próprios durante a gravidez, as estrias também possuem causas genéticas. Ou seja: se sua mãe as têm, existe uma boa chance de que você também as desenvolva, mesmo tomando os cuidados necessários.

As estrias pós-parto são uma espécie de cicatriz, por isso é quase impossível removê-las completamente do corpo. A boa notícia é que diversos tratamentos permitem que você disfarce as marcas até que se tornem quase imperceptíveis. 

Os tratamentos

Ainda que você possua uma predisposição genética para as estrias pós-parto, existem diversas maneiras de amenizar a sua aparência. As principais (e mais eficazes) delas são:

Carboxiterapia

A carboxiterapia (ou apenas “carbox” como costuma ser chamada) é um tratamento usado para amenizar a gordura localizada, as estrias e a celulite. Por meio de uma incisão subcutânea de gás carbônico, o processo não apenas regenera a pele, mas também reorganiza suas fibras de colágeno e favorece uma aparência mais uniforme.

Por esse motivo, a carboxiterapia é eficaz até no combate das estrias mais antigas (que já estão esbranquiçadas) e é capaz de disfarçar manchas largas e profundas com excelência. Suas únicas desvantagens são o desconforto e o incômodo, que podem ser sentidos durante as aplicações.

Cremes e ácidos 

As mulheres que desejam um método menos invasivo para disfarçar suas estrias pós-parto podem contar com várias opções de cremes com complexo antielastese (que hidratam a pele enquanto impedem a degradação de colágeno e elastina) disponíveis no mercado, além de ácidos do tipo retinoico, glicólico e L-ascórbico.

O tratamento com um ou mais desses produtos é realizado em casa, sempre sob a orientação de um dermatologista, que passará as instruções necessárias sobre a fórmula e o uso de cada medicamento.

Peelings

Os tratamentos com peeling consistem basicamente na aplicação de ácido concentrado na parte do corpo em que as estrias pós-parto aparecem.

Esse procedimento também é pouco invasivo e pode ser usado em todos os tipos de marcas (recentes ou antigas), exceto quando há ulceração no local.

Luz pulsada

Muito usada também como clareamento de manchas, a luz pulsada é um tratamento pouco invasivo e indolor, que usa uma luz intensa para gerar calor nas camadas mais profundas da pele. A sua intensidade favorece a produção de colágeno e a regeneração dos tecidos.

Técnicas a laser

Os tratamentos com laser podem ser usados em qualquer fase da estria (tanto recentes quanto antigas) e, quando associados com a luz pulsada, trazem resultados rápidos e satisfatórios. Em geral, todos os tipos de laser são rápidos, seguros e requerem a suspensão da exposição solar durante alguns dias antes e depois da aplicação.

Um dos métodos mais conhecido e avançados nessa área consiste nos disparos do laser fracionado de CO2, que aproxima as bordas da estria, fecha os vasos sanguíneos pequenos e estimula a produção de colágeno, uniformizando a pele.

A nutrição

Você já deve saber que o que você come pode influenciar na sua aparência de forma positiva ou negativa, afinal, o ganho súbito de peso (que é muito comum na gravidez) é uma das causas do aparecimento das estrias pós-parto.

No entanto, a alimentação possui um impacto profundo na saúde da pele, já que é capaz de hidratá-la e tonificá-la de dentro para fora. Sendo assim, um cardápio balanceado também possui a capacidade de reduzir comprimento e espessura das estrias. 

O ômega 3, presente em peixes como sardinhas, salmão, atum, arenque e truta e também nas oleaginosas (castanhas), pode diminuir o aspecto das estrias recentes, pois possui propriedades anti-inflamatórias.

Também é preciso associar o consumo desses mantimentos com os alimentos antioxidantes, que são capazes de aumentar o tempo de vida das células epiteliais (ajudando a impedir qualquer processo degenerativo) e possuem propriedades cicatrizantes.

Os alimentos desse tipo são aqueles que possuem grandes quantidades de vitaminas E, A ou C, como gema de ovo, brócolis, folhas escuras, óleos vegetais, couve-de-bruxelas, abóbora, hortelã, alecrim, chá verde e frutas cítricas.

Para amenizar as marcas das suas estrias não se esqueça também de tomar muita água! Afinal, a hidratação é essencial para manter a umectação da pele e prevenir a formação de novas cicatrizes.

Por fim, lembre-se de que a paciência também é necessária para a recuperação de sua pele. Por mais que você queira resultados rápidos, alguns tratamentos contra as estrias pós-parto podem não ser indicados para as mulheres que acabaram de dar à luz, sendo necessário algum tempo de espera, que só o seu dermatologista poderá indicar.

Gostou do post? Se interessou por alguma opção de tratamento corporal mostrada aqui neste artigo? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-la a recuperar a beleza e uniformidade da sua pele!

 

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *