Exagerou na folia? Aprenda 4 receitas detox para limpar o organismo!

Tempo de leitura: 3 minutos

No carnaval, não é só a alegria dos foliões que fica em alta. Maus hábitos alimentares, consumo de bebidas alcóolicas e muito esforço físico são exageros comuns durante os dias de folia.

Depois da festança, é hora de retomar os cuidados com a boa forma. Se você consumir os alimentos certos, é possível cumprir essa tarefa com sucesso.

Por isso, selecionamos 4 receitas detox para desinchar e ajudar o corpo a recuperar o equilíbrio do metabolismo. Todas elas podem ser preparadas de forma rápida e simples. Confira!

1. Molho pesto

O molho pesto faz parte das receitas detox tanto pelo seu valor nutritivo quanto pela sua versatilidade, já que ele pode ser usado para acompanhar panquecas, crepes e outras massas leves, além de carnes.

A sua base é o manjericão, erva aromática cujas propriedades anti-inflamatórias se destacam, graças aos altos índices de vitaminas e minerais em sua composição.

Para preparar o molho pesto você precisará de:

  • 1 maço de folhas de manjericão;
  • 1 limão siciliano espremido;
  • 1 dente de alho picado;
  • ½ xícara de azeite;
  • sal a gosto.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e lembre-se de manter o molho no refrigerador depois de pronto.

2. Chá de abacaxi com gengibre

A combinação de abacaxi e gengibre é uma das mais benéficas quando se trata de receitas detox para desinchar.

Isso porque os dois alimentos são ricos em substâncias antioxidantes, que promovem uma verdadeira faxina no organismo.

O preparo do chá é simples, veja só:

  • leve ao fogo 500 ml de água;
  • assim que a água levantar fervura, abaixe o fogo e acrescente 2 fatias médias de abacaxi e dois pedaços de gengibre (cerca de 3 cm);
  • tampe a panela e mantenha a infusão em fervura por 10 minutos.

Então, é só retirar do fogo, coar e o seu chá estará pronto para ser consumido. Nos dias de calor, consumi-lo gelado é uma ótima opção.

3. Creme de abóbora e chia

A abóbora é um legume bastante nutritivo, composta por vitamina A, vitamina C, fósforo, cálcio e fibras.

A chia, por sua vez, é um dos ingredientes mais usados nas receitas detox, por ser uma semente rica em nutrientes que ajudam na desintoxicação do organismo e no emagrecimento saudável.

Além de ½ abóbora picada com casca e de 2 colheres de sopa de chia, você precisará de:

  • 1 cebola picada em cubos;
  • 1 colher de sobremesa de cúrcuma;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 3 xícaras de água.

Comece refogando a cebola no azeite. Depois, acrescente abóbora, cúrcuma e 2 xícaras de água. Deixe ferver em fogo brando até a abóbora ficar bem macia.

Em seguida, bata a abóbora cozida no liquidificador, usando o restante da água e acrescentando a chia e um pouco de sal.

Quando o ponto de creme for alcançado, retorne ao fogo para aquecer se quiser servir ou reserve no refrigerador.

4. Suco verde

Existem várias receitas detox que usam a couve como ingrediente principal. Trata-se de uma hortaliça rica em minerais e antioxidantes que favorecem o trabalho do fígado, livrando o organismo de toxinas.

Quando a couve é misturada com legumes e frutas em sucos, os benefícios para a saúde são ainda maiores. Para preparar o suco verde você precisará de:

  • uma folha de couve;
  • ½ pepino sem casca;
  • 1 maçã vermelha sem casca;
  • 1 limão espremido;
  • 300 ml de água ou água de coco.

Bata tudo no liquidificador e consuma logo em seguida. Outra opção, é congelar o suco forma de gelo. Quando quiser, é só bater uma ou duas pedras no liquidificador com um pouco de água.

Finalizando nosso artigo sobre as receitas detox para desinchar, é preciso lembrar de uma dica importante: beba bastante água.

A boa hidratação é fundamental para o funcionamento de todo o nosso organismo, sobretudo para a eficiência dos sistemas linfático e urinário, evitando a retenção de líquidos.

Agora você já sabe quais são as receitas detox ideais para curar a ressaca do carnaval. Então, que tal entender melhor como a alimentação saudável promove o equilíbrio do nosso metabolismo?

Então, confira um artigo especial sobre alimentos que ajudam o corpo a desinchar. Vale a pena a leitura!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.