Entenda como a alimentação influencia o humor

Tempo de leitura: 4 minutos

Que a dieta interfere diretamente na saúde da pele você já sabe, certo? Mas, o que você conhece sobre o modo como a alimentação influencia o humor?

Continue a leitura deste artigo para esclarecer as dúvidas e descobrir quais os alimentos ideais para manter o estresse sob controle e encarar o processo de emagrecimento com mais tranquilidade. Confira!

Relembre a importância da alimentação para a saúde

Hoje em dia, não é mais novidade o quanto a boa qualidade da alimentação é fundamental para garantir o funcionamento equilibrado de todos os órgãos e sistemas do corpo, protegendo a saúde física, mental e emocional.

No que diz respeito à saúde da pele, por exemplo, já é de conhecimento da grande maioria das pessoas o benefício do consumo de alimentos como cenoura, laranja, castanhas e chocolate amargo, entre outros.

Mas, nem todo mundo entende muito bem como a alimentação influencia o humor e outros atributos da saúde mental, como a disposição e a memória.

Por isso, vale a pena saber qual o mecanismo de atuação dos alimentos sobre o sistema nervoso para, então, dedicar ainda mais atenção ao cardápio diário.

É sobre essa questão que falaremos a seguir. Veja!

Saiba como a alimentação influencia o humor

O funcionamento do cérebro depende da produção de vários neurotransmissores, que são as substâncias responsáveis por ativar as sinapses – ligações entre os neurônios – e fazer com que o órgão cumpra seu papel no comando do organismo.

Entre esses neurotransmissores, a dopamina e a serotonina, são hormônios que desempenham uma função essencial na regulação do humor.

Para serem produzidas pelo cérebro, a dopamina e a serotonina dependem, respectivamente, da ingestão de alimentos ricos em fenilalanina e triptofano, os seus precursores.

Assim, de acordo com o cardápio diário é possível que o cérebro tenha a matéria-prima para a produção dos neurotransmissores em abundância.

Daí a importância de manter uma dieta rica e balanceada, que garanta ao organismo o acesso aos nutrientes essenciais para a síntese dos hormônios reguladores do humor.

Dessa forma, é possível garantir o equilíbrio da saúde mental e favorecer o processo de emagrecimento. Afinal, a ansiedade pode prejudicar não só o rendimento nas atividades físicas como dificultar o controle do apetite.

 

 

Conheça alguns alimentos aliados da saúde mental

Os alimentos ricos em fenilalanina e triptofano são, obviamente, aliados da saúde mental.

No entanto, outros nutrientes também são importantes para a regulação do humor. Entre eles estão os antioxidantes, os sais minerais e as vitaminas.

Para aproveitar todos os benefícios dos alimentos chamados de aliados da saúde mental, o ideal é consumir pequenas porções ao longo do dia, durante todos os dias da semana.

Agora, veja algumas opções para otimizar a sua dieta.

Mamão, banana, melancia e abacate

São frutas ricas em triptofano, precursor direto da serotonina. A recomendação é consumir de três a cinco porções diárias dessas frutas.

Para quem tem dificuldades com o sono, a boa notícia é que a banana e o abacate também são ricos em potássio e magnésio, sais minerais que auxiliam no controle da ansiedade.

Castanhas

Além de serem alimentos que combatem as rugas, as castanhas são consideradas da saúde mental por serem ricas em selênio, um antioxidante poderoso no controle da depressão e do estresse.

Basta consumir diariamente duas a três castanhas-do-pará, cinco nozes ou cinco a sete castanhas-de-caju para garantir os níveis ideais desses nutrientes.

Leite e derivados

O leite e seus derivados são ricos em cálcio, um dos sais minerais mais importantes para o funcionamento do sistema nervoso e do organismo como um todo.

Além de participar do controle da ansiedade, o cálcio atua nas contrações musculares e na regulação da pressão arterial.

O cuidado para quem precisa manter o foco na dieta é consumir as opções desnatadas e dar preferência ao iogurte natural, evitando o consumo de manteiga e queijos amarelos.

Chegando ao final do nosso artigo, você já entendeu como a alimentação influencia o humor. Agora, o que você acha de saber mais sobre tratamentos estéticos e cuidados com a saúde do corpo e da mente?

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