Entenda a importância da drenagem linfática no pós-operatório

Tempo de leitura: 3 minutos

O sucesso de uma cirurgia estética depende de vários fatores, entre os quais está a drenagem linfática no pós-operatório.

Alívio da dor, diminuição do inchaço, controle da formação de fibroses e rapidez no retorno às atividades diárias são apenas alguns dos benefícios para os pacientes recém-operados.

Sendo assim, garantir que a drenagem linfática faça parte da rotina de recuperação depois da operação é tão essencial quanto contar com uma equipe médica competente e fazer um bom processo de preparação para a cirurgia.

Acompanhe este artigo para entender a importância da drenagem linfática no pós-operatório de intervenções cirúrgicas e esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

Saiba como é feita a drenagem linfática

A drenagem linfática consiste em uma técnica manual de ativação do sistema linfático, que é um dos responsáveis por evitar a retenção de líquidos em todos os tecidos do organismo.

Por meio de movimentos suaves de deslizamento e bombeamento, a linfa é mobilizada através dos canais linfáticos, facilitando a eliminação de toxinas e outros restos metabólicos.

Quando os tecidos corporais são submetidos a uma cirurgia, ocorrem microlesões cujo processo de cicatrização acarreta sintomas como inchaço, hematomas e formação de aderências e fibroses, que exigem bastante trabalho do sistema linfático.

Sendo assim, a drenagem linfática é indicada no pós-operatório tanto de cirurgias faciais quanto de intervenções corporais. Outro grupo bastante beneficiado pela drenagem linfática é o das gestantes.

Caberá ao médico a tarefa de autorizar o início do tratamento e indicar a frequência das sessões, que duram cerca de 30 minutos cada. No mínimo, o ideal é fazer 10 sessões de drenagem linfática no pós-operatório.

Garantidos os cuidados com os curativos, o manejo da dor e o conforto dos pacientes, não há efeitos colaterais nem contraindicações ao tratamento. Pelo contrário, a drenagem linfática é extremamente importante no pós-operatório.

Veja a importância da drenagem linfática no pós-operatório

Graças ao processo de ativação da circulação e mobilização da linfa através dos vasos, ductos e gânglios linfáticos, a drenagem linfática oferece inúmeros benefícios no pós-operatório das cirurgias estéticas.

A primeira vantagem é a diminuição do inchaço, efeito direto das manobras de deslizamento e bombeamento. Da mesma forma, a formação de fibrose, que é a aderência desordenada dos tecidos cicatriciais, também é reduzida.

Com a ativação da circulação, a oxigenação dos tecidos aumenta e isso promove a eliminação dos hematomas, acelerando o processo de cicatrização.

Tudo isso reflete na diminuição das dores e do desconforto, favorecendo a retomada das atividades diárias.

Finalizando o nosso artigo, precisamos lembrar de alguns cuidados necessários no pós-operatório além das sessões de drenagem linfática.

Entenda outros cuidados necessários

Para garantir um período pós-operatório bem sucedido, é fundamental seguir todas as orientações médicas e respeitar o tempo de recuperação do próprio corpo.

Uma forma de otimizar os resultados da drenagem linfática é dar atenção especial à alimentação, bebendo bastante água e consumindo alimentos que ajudam a desinchar.

Quando todos esses cuidados são observados, a recuperação de uma cirurgia estética torna-se bem mais tranquila, com resultados mais satisfatórios e efetivos.

Chegando ao final do nosso artigo, você ainda tem dúvidas sobre a importância da drenagem linfática no pós-operatório?

Então, confira um artigo que desvenda os principais mitos e verdades sobre a drenagem linfática!

 

 

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.