Entenda a diferença entre as celulites e estrias

Tempo de leitura: 6 minutos

As celulites e estrias são alguns dos piores pesadelos de qualquer mulher. Esses problemas são muito mais comuns do que se pode imaginar, e é praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha passado por eles.

Quando menos espera, você se olha no espelho e encontra uma delas ali, no seu corpo. E agora, o que fazer para acabar com elas e voltar a ter uma pele bem lisinha? E como identificar se o seu problema é celulite ou se é estria? É sobre isso que falaremos nesse post, veja só.

O que são celulites?

As celulites são pequenos furinhos que surgem nas partes do corpo onde se tem mais gordura e, quando se enrugam, deixam a pele parecendo uma casca de laranja. Elas se formam por causa do acúmulo de gordura e de água sob a pele, e isso faz com que as células de gordura inchem e fiquem com essa aparência.

Existem diferentes níveis de celulite, desde o leve até o grave. Elas podem variar em profundidade, aparência, quantidade e flacidez da pele. São mais comuns em mulheres, já que estas possuem naturalmente um percentual maior de gordura, mas homens também podem tê-las.

Quais os locais mais comuns?

Os lugares com maior quantidade de gordura são os mais comuns de se encontrar as celulites. Geralmente elas aparecem no bumbum, nas coxas, no quadril e no abdômen. 

Quais suas principais causas?

O que, de fato, causa celulites é o acúmulo de gordura e toxinas na pele, mas ele pode ser causado por diversos fatores. Entre eles, os mais comuns são a má alimentação e o sedentarismo.

Fatores genéticos e alterações hormonais também podem resultar em celulites, assim como o ganho de peso, o aumento do percentual de gordura no corpo e tabagismo.

Quais os principais tratamentos para celulite?

As celulites podem ser eliminadas, por meio de mudanças de hábitos ou tratamentos estéticos. Uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos são imprescindíveis, consistindo no primeiro passo para quem quer ter uma pele lisinha.

Além disso, hoje já existem diversos tratamentos que são supereficazes para eliminá-las. Entre eles estão a carboxiterapia, o Cellutec, o Eccus e a endermologia a vácuo.

O que são estrias?

As estrias são uma espécie de cicatriz, causada pela destruição de fibras elásticas da pele. Elas possuem aparência semelhante a rachaduras, porém estão na parte interna da pele.

Quando recentes, elas estão inflamadas e por isso possuem coloração roxa ou vermelha. Depois de um tempo, elas ficam esbranquiçadas.

Quais os locais mais comuns?

Elas podem aparecer nas coxas, no bumbum, nos seios, na barriga e nos flancos — os famosos pneuzinhos.

Existe, ainda, a possibilidade de aparecerem estrias nos braços, nos ombros e nas costas, sobretudo naquelas pessoas que malham ou utilizam outros meios para que os músculos cresçam rapidamente.

Quais suas principais causas?

As estrias aparecem quando a pele se “estira” de forma agressiva, ou seja, quando a pele se estica muito rapidamente. Isso pode acontecer em diversas situações, entre elas: 

  • quando se passa por um processo de ganho ou perda de peso em um período muito curto;
  • quando uma criança ou adolescente passa muito rapidamente pela fase de crescimento, ainda mais se estiver acima do peso;
  • com o crescimento da barriga durante uma gestação;
  • quando se coloca uma prótese de silicone;
  • quando os músculos crescem muito em um curto período, devido a atividades físicas muito pesadas ou ao uso de anabolizantes.

Além desses motivos, fatores genéticos e alterações hormonais também podem resultar em estrias.

É importante lembrar que cada corpo reage de uma forma; portanto, passar por alguma das situações acima não significa obrigatoriamente o surgimento de estrias, da mesma maneira que outros motivos não citados ali podem causar essas marcas indesejadas.

Quais os principais tratamentos para estrias?

Tratar as estrias não é tão fácil quanto tratar celulites. Nesse caso, o ideal é prevenir para que elas não apareçam, já que, mesmo sendo possível diminuir bastante seu aspecto e sua visibilidade, as chances de eliminá-las por completo são muito pequenas.

Para isso, é preciso começar um tratamento assim que elas surgirem, quando ainda estiverem na fase vermelha ou roxa. Quanto mais se espera, mais difícil é o tratamento.

Em casos específicos, como durante a gravidez ou após a cirurgia de implante de silicone, o recomendado é prevenir esses problemas utilizando cremes próprios para esse fim. Eles devem ser aplicados diariamente, para manter a pele bem hidratada e mais elástica do que o normal.

Quando não der mais para evitá-las, alguns tratamentos podem ajudar bastante. Entre eles, a carboxiterapia, os peelings químico e de diamante, a microcorrente e o laser de CO2 fracionado.

Principais mitos sobre celulites e estrias

Celulites e estrias só aparecem depois de certa idade: mito! As celulites e estrias podem aparecer em qualquer idade, dependendo de vários fatores. A partir do momento em que o corpo começa a se desenvolver já é possível notar o aparecimento de celulites. Já as estrias podem aparecer até mesmo na infância, se a criança passar por um crescimento muito rápido.

Bebidas com gás podem causar celulite: mito! Na verdade, essas bebidas podem, sim, causar celulites, mas o problema não é o gás, e sim o açúcar em excesso que elas possuem.

Roupas justas causam celulite: mito! O que as roupas justas podem fazer é piorar o aspecto das celulites já existentes, já que elas acabam prendendo um pouco a circulação, e isso faz com que o corpo fique um pouco inchado, piorando a situação.

Tomar sol ajuda a disfarçar as estrias: mito! Tem quem ache que tomar sol pode acabar “bronzeando” as estrias brancas, deixando-as mais discretas. No entanto, isso é um grande erro e pode, na verdade, piorar o aspecto delas, já que a pele ficará mais morena enquanto as estrias continuarão da mesma cor, aumentando o contraste e deixando-as mais visíveis.

Além disso, tomar sol sem protetor solar e por um longo período, pode acabar trazendo outros problemas para a pele, que são muito mais graves do que qualquer celulite ou estria.

Conseguiu entender a diferença entre celulites e estrias? Agora que você já sabe como identificá-las e como tratá-las, assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades e para receber mais informações interessantes como estas!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.