Dieta em foco: saiba como controlar o apetite no frio

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já se perguntou por que sentimos mais fome no inverno? Já pensou como é difícil controlar o apetite em dias nos quais a temperatura está lá embaixo e o desejo de comer guloseimas lá em cima?

Continue a leitura deste artigo para esclarecer todas as suas dúvidas. Ao final, você aprenderá uma receita super fácil de preparar, ideal para espantar o frio sem sair da dieta!

Entenda por que sentimos mais fome no inverno

No inverno, o gasto energético do nosso organismo é maior, porque ele precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal estável, em contraste com o frio do ambiente.

Assim, a tendência natural é mesmo o aumento do apetite: como estamos gastando mais calorias, precisamos comer mais.

Se por um lado queremos comer porções maiores, por outro também procuramos alimentos mais ricos em gordura e açúcar.

Trata-se de uma resposta à maior demanda do organismo por serotonina, um hormônio relacionado ao controle do humor e ao bem-estar.

Dessa forma, comemos mais tanto para garantir o aporte energético necessário quanto para nos sentirmos mais confortáveis durante os dias mais frios.

Agora que você já sabe por que sentimos mais fome no inverno, veja o que podemos fazer para controlar o apetite no frio.

Além de investir em sopas e caldos light, há outras maneiras de se aquecer sem sair da dieta. Confira!

Aprenda a controlar o apetite no inverno

Precisamos admitir: manter o foco na dieta não é uma tarefa simples, seja no inverno ou em qualquer outra estação do ano.

Quem nunca pulou refeições devido à correria no trabalho ou devorou uma barra de chocolate depois de uma discussão em casa?

No tempo frio, com as alterações do metabolismo que acabamos de conhecer, seguir um cardápio cujo objetivo é o emagrecimento é uma tarefa ainda mais difícil.

Sendo assim, o primeiro passo para aprender a controlar o apetite no inverno e resistir às tentações é fazer ao menos seis refeições por dia, em horários equilibrados.

Isso ajuda a manter o organismo bem saciado, diminuindo a sensação de fome e evitando ataques às guloseimas.

Além de comer bem, você deve dar atenção especial à hidratação. Reforce a ingestão de água e aproveite aquele chá bem quentinho para aquecer o corpo à noite.

Faça escolhas saudáveis

Ao escolher ou preparar os lanches, substitua os ingredientes calóricos por outros, mais saudáveis e leves. Por exemplo:

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