Conheça os 5 exercícios ideais para quem tem tendência a engordar

Tempo de leitura: 3 minutos

Você acredita que existem exercícios ideais para quem tem tendência a engordar? Ou acha que não importa a atividade física escolhida, o que vale é acelerar o metabolismo e queimar calorias?

Pesquisadores de Taiwan descobriram que sim, existem modalidades esportivas que são mais eficientes quando se trata de pessoas que engordam com facilidade devido às suas características genéticas.

Continue acompanhando este artigo e saiba que exercícios são esses. Boa leitura!

Saiba o que a ciência descobriu

Não é de hoje que a ciência se debruça sobre o processo de emagrecimento e a prática de atividades físicas, procurando esclarecer os mecanismos que determinam a relação entre um fenômeno e outro.

Recentemente, pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan realizaram um estudo para identificar quais são os exercícios ideais para quem tem tendência a engordar.

Na pesquisa, eles reuniram um grupo de 18 mil pessoas com idade entre 30 e 70 anos. Os participantes foram classificados de acordo com alguns marcadores de obesidade, que foram mensurados no início e ao final do estudo.

Depois da rotina de malhação, os cientistas chegaram a uma conclusão surpreendente. Ainda que os exercícios aeróbicos sejam os mais indicados, de maneira geral, para promover o emagrecimento, alguns deles são mais eficientes que todos os outros.

Confira a lista dos 5 exercícios ideais para quem tem tendência a engordar

Das 18 modalidades esportivas testadas pelos cientistas de Taiwan, cinco se destacaram por conseguirem uma pontuação melhor nos marcadores que mediam a redução da obesidade. Ou seja, foram mais eficiente para combater o ganho de peso e, consequentemente, a gordura localizada.

A seguir você confere a lista dos exercícios ideais para quem tem tendência a engordar, começando da atividade mais indicada de todas, a corrida.

Corrida

O ideal é apostar em treinos mais longos e com ritmo tranquilo, mesclando com o treinamento intervalado, mais curto e que mistura tempos de explosão com tempos de redução da velocidade.

Escalada

A modalidade pode ser praticada em estúdios indoor, nos quais é possível contar com toda uma estrutura de segurança e a orientação de profissionais.

Caminhada

Por se tratar de uma atividade aeróbica mais leve, a proposta aqui é fazer treinos de duração estendida, com cerca de 40 a 90 minutos.

Yoga

Nessa modalidade a duração do treino também precisa ser mais longa, para que seja possível acelerar o gasto calórico.

Dança de salão

Como a dança de salão tem estilos variados, os pesquisadores enfatizaram que as atividades ideais para quem quer emagrecer são a valsa e o foxtrote. Semelhantes a esses estilos são o forró e o samba.

Vale lembrar que o resultado de um processo de emagrecimento não é definido apenas pela prática da atividade física. Manter uma alimentação saudável e ter um sono de qualidade também são fundamentais para conquista da boa forma.

Também vale recordar que o acompanhamento profissional é fundamental para a prática de qualquer atividade física, certo?

E então, curtiu saber quais são os 5 exercícios ideais para quem tem tendência a engordar? Já pratica algum deles ou está pensando em começar agora mesmo? Aproveita para visitar a Clínica Eva nas redes sociais e conferir outras dicas sobre emagrecimento saudável.

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