Conheça 5 mitos e verdades sobre envelhecimento da pele

Tempo de leitura: 3 minutos

A preocupação com o aparecimento e o combate de rugas e linhas de expressão faz com que surjam diferentes mitos e verdades sobre o envelhecimento da pele a todo momento.

Idade, tipo de pele, hábitos alimentares e condições ambientais são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração quando o assunto é evitar os sinais do tempo.

Para esclarecer as dúvidas e reforçar a importância dos cuidados com a pele é que preparamos este artigo, desvendando 5 mitos e verdades sobre envelhecimento da pele. Confira!

1. O envelhecimento da pele seca é mais rápido que o da pele oleosa: mito.

A oleosidade da pele não está relacionada com o seu processo de envelhecimento. Na verdade, o que pode determinar a forma como a pele demonstra com mais intensidade os sinais da passagem do tempo é a sua hidratação.

Quanto menos hidratada for a pele, maior será a ação danosa dos raios solares, da poluição e dos outros agentes ambientais responsáveis pelo envelhecimento.

Quanto aos demais fatores orgânicos que influenciam o envelhecimento da pele, podemos citar a produção hormonal – o que explica o fato da menopausa estar relacionada ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.

2. As alterações hormonais da menopausa contribuem para o envelhecimento da pele: verdade.

A queda na produção hormonal é uma das características da menopausa, o que faz desse período da vida um momento de maior atenção quanto aos cuidados com a pele.

Na ausência de estrogênio, a pele fica mais ressecada e flácida o que, somado à diminuição da produção de colágeno, faz aumentar o aparecimento de rugas, linhas e manchas.

Porém, não são só as mulheres mais velhas que precisam manter uma rotina de hidratação e proteção da pele.

3. A pele jovem não precisa de muitos cuidados: mito.

Durante a juventude, é preciso adotar uma série de precauções diárias para manter a vitalidade da pele e evitar o envelhecimento. Quanto mais cedo os cuidados necessários são tomados, mais tarde as rugas aparecerão.

Assim, a pele jovem necessita de cuidados básicos de limpeza, tonificação e hidratação feitos com produtos destinados a cada idade.

E o começo desse processo de cuidado com a saúde da pele não está somente nos potes de creme ou loções faciais – ele também está nos alimentos.

4. A alimentação saudável pode prevenir o envelhecimento da pele: verdade.

Graças à sua composição específica, existem alimentos que se destacam por proteger a saúde da pele e combater o envelhecimento.

Trata-se de itens fáceis de encontrar nas feiras e supermercados e que podem ser usados no preparo da mais diferentes receitas. Entre eles estão cenoura, tomate, couve, iogurte natural, castanhas e peixe.

Finalizando o nosso artigo, falaremos sobre o tema que é, talvez, a maior fonte de mitos e verdades sobre envelhecimento da pele: o uso do protetor solar.

5. Evitar a ação dos raios solares previne o envelhecimento da pele: verdade.

A exposição excessiva e sem proteção aos raios solares é uma das principais causas de envelhecimento da pele, além de estar relacionada ao surgimento do câncer.

E, engana-se quem pensa que os dias nublados ou chuvosos não representam risco: cerca de 80% da radiação UVA e UVB atravessa as nuvens.

Por isso, o uso do protetor solar é fundamental para garantir a saúde da pele e evitar manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento.

Agora que você já desvendou os principais mitos e verdades sobre envelhecimento da pele, que tal conferir dicas de cuidados diários e descobrir informações sobre os melhores tratamentos estéticos faciais?

Siga a Clínica Eva nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *