6 alimentos com fibras para regular o intestino

Tempo de leitura: 6 minutos

Saiba quais alimentos são ricos em fibras e tire suas principais dúvidas sobre o tema.

Você já deve ter reparado que os alimentos com fibras são incluídos na maioria das dietas para perder peso ou regular o intestino, não é mesmo?

Além de serem ótimos para regular o trato gastrointestinal e promover a saciedade do organismo, os alimentos com fibras possuem vários benefícios para a saúde.

No artigo de hoje, vamos conferir uma lista com 6 alimentos ricos em fibras para promover sua saúde e bem-estar!

Pronta para saber mais sobre o assunto? Siga a leitura na íntegra!

Por que consumir alimentos ricos em fibras?

Muito se ouve a respeito do consumo de alimentos ricos em fibras serem ótimos para a saúde e promoção de bem estar.

Mas quais são os benefícios do consumo de fibras, afinal?

Benefício 1: regula o intestino

Uma das principais vantagens do consumo de fibras é, sem dúvida, o controle intestinal.

As fibras são capazes de colaborar para a absorção de nutrientes, melhorar o trânsito gastrointestinal e estimular a formação de uma microbiota saudável.

Por esses motivos, é comum que tais alimentos sejam utilizados para regular o intestino e até mesmo tratar a constipação.

Benefício 2: ajuda a emagrecer

Além das fibras serem ótimas para o trato gastrointestinal, são capazes de estimular a saciedade e ajudar a perder peso.

Quando consumimos fibras, o corpo acaba ingerindo menos calorias, tendo resultados incríveis para o processo de emagrecimento.

Outra vantagem é que elas são facilmente associadas com vários tipos de dietas, como as famosas low carb, ajudando a controlar as gordurinhas.

Benefício 3: previne e reduz problemas cardiovasculares

O consumo de fibras é capaz de beneficiar todo o sistema cardiovascular.

Além de reduzirem o colesterol ruim, ajudando a controlar os níveis na corrente sanguínea, as fibras diminuem os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas.

Estudos revelam que até obesidade e diabetes podem ser prevenidos!

Por esse motivo, nada melhor do que incluí-las na dieta, não é mesmo?

Benefício 4: potencializa o sistema imune

As fibras funcionam como fontes de nutrição para células intestinais, sendo altamente vantajosas para todas as bactérias que colonizam a região (e que são saudáveis para o nosso corpo).

Como o consumo de fibras deixa a microbiota fortalecida, a imunidade alavanca, deixando todo o organismo saudável!

6 alimentos para regular o intestino

Agora que você conferiu todos os benefícios do consumo de fibras, que tal dar uma olhadinha nos alimentos mais indicados para regular o intestino?

  1. Leguminosas

As leguminosas são fontes de fibras poderosas para normalizar a função intestinal e regular o intestino.

Dentre as leguminosas mais indicadas, podemos citar:

  • Grão de soja;
  • Grão de bico;
  • Feijão;
  • Ervilha;
  • E lentilha.

Quando for consumi-las, evite acompanhamentos com cereais refinados, como: arroz branco polido, maisena, farinha de trigo refinada ou fubá, pois tais alimentos podem prejudicar seu tratamento natural.

  1. Frutas

Várias frutas podem fazer verdadeiros milagres quando o assunto é regulação intestinal – considerando (principalmente) as fibras de suas cascas.

Capriche no consumo de:

  • Abacate;
  • Ameixa fresca ou seca;
  • Amora;
  • Banana;
  • Laranja com bagaço;
  • Maçã com casca;
  • Manga;
  • Mamão;
  1. Vegetais

Além das frutas, os vegetais também são importante fonte de fibras, além de serem excelentes para toda a saúde!

Aproveite para incluir na dieta:

  • Alface;
  • Abóbora e abobrinha;
  • Beterraba e brócolis;
  • Couve e couve flor;
  • Escarola e espinafre;
  • Pepino e pimentão;
  • Tomate cru;
  • E vagem.
  1. Alimentos integrais

Os alimentos integrais são ótimas opções para manter o consumo de fibras em dia.

Além de regularem o intestino, podem dar aquela ajudinha extra na perda de peso – sendo muito mais saudáveis do que as versões brancas.

Para isso, consuma pães e biscoitos integrais, deixando de lado o arroz e macarrão branco.

  1. Cereais

Cereais instantâneos e matinais são uma ótima pedida para manter a ingestão de fibras e promover saúde.

Além de regularem o intestino, aumentam a imunidade e previnem uma série de doenças – de maneira deliciosa!

  1. Farinhas e farelos integrais

Grãos e farinhas (ou farelos) integrais são maravilhosas fontes de fibras.

Além do arroz e da aveia (que são mais famosos), milho, trigo, linhaça e cevada são bem-vindos para trazer todos os benefícios do consumo de fibras para o seu dia a dia!

Suplementos prebióticos podem ser uma fonte de fibras?

Muitas pessoas optam pelo consumo de fibras com prebióticos na forma de suplementos.

Tais compostos se tratam de fibras alimentares e são absorvidos de maneira benéfica pelo organismo.

No entanto, nem todas as pessoas podem se beneficiar com o seu consumo.

Por esse motivo, é importante cuidar com os produtos em pó ou em cápsulas, fazendo o uso de suplementos de fibras apenas com indicação médica.

Dicas para regular o intestino

Além de contar com a ajuda dos alimentos ricos em fibras, é possível regular o intestino com algumas dicas:

  • Tome bastante água: ela é essencial para promover um correto trânsito intestinal, estimular a absorção de nutrientes e manter as células saudáveis. Além disso, a água é imprescindível para uma dieta com fibras, não se esqueça dela!;

 

  • Aumente o consumo de fibras de maneira gradual: Como algumas pessoas podem formar gases com o consumo de fibras aumentado, é importante aumentá-lo de maneira gradual;

 

  • Evite consumir cereais refinados e em suas versões brancas, optando sempre que possível pelos alimentos integrais;

 

  • Consuma alimentos ricos em probióticos naturais todos os dias. Eles incluem: iogurte natural, iogurte ou leites fermentados;

 

  • Deixe de lado o excesso de produtos industrializados: eles podem prejudicar a microbiota saudável, aumentar a produção de gases e deixar o abdômen inchado;

 

  • E não esqueça de incluir os 6 alimentos para regular o intestino em sua dieta!

Outros aspectos importantes

         Além de serem excelentes para regular o intestino e acabar com a prisão de ventre, os alimentos ricos em fibras são muito vantajosos para toda a saúde.

         Eles são capazes de reduzir problemas cardíacos, diabetes e obesidade, auxiliando até no processo de emagrecimento!

         Por isso, nada melhor do que incluí-los de maneira saudável na dieta. Para isso, mantenha uma alimentação equilibrada e conte com a ajuda de frutas, cereais, vegetais, leguminosas e alimentos integrais como fonte de fibras.

         Gostou do conteúdo de hoje sobre alimentos para regular o intestino? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

 

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