Você sabe quais os melhores tipos de limpeza de pele? Confira

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabia que existem vários tipos de limpeza de pele? Eles oferecem diferentes soluções para as pessoas que precisam eliminar cravos e cistos. Além disso, o procedimento estético ainda auxilia no processo de renovação da derme e eliminação das impurezas — podendo ser realizado em peles mistas, oleosas e secas.

O tratamento deixa a pessoa com a pele mais bonita, brilhosa e higienizada. Quer entender melhor sobre esse procedimento e as diferenças entre os tipos de limpeza de pele? Acompanhe!

O que é limpeza de pele?

É um tratamento estético que pode ser realizado em clínicas dermatológicas ou centros de estética. Apesar de ser um procedimento simples, ele deve ser feito por um profissional especializado.

A limpeza de pele auxilia na remoção das impurezas da superfície — como cravos abertos (os pontinhos pretos), fechados (pontos brancos) e cistos. Ela também elimina as células mortas da camada superficial, deixando a derme mais macia e brilhosa.

Quais são os benefícios?

O procedimento ajuda a eliminar as impurezas oriundas da poluição e demais agentes ambientais. Ela reduz o excesso de oleosidade e promove o rejuvenescimento da derme.

Quem usa muita maquiagem ou se expõe ao sol com frequência deveria realizar um procedimento a cada 30 ou 40 dias, por exemplo — período em que há renovação natural da pele.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a limpeza de pele não é recomendada para quem tem muitas espinhas, pois elas podem inflamar e manchar a região. Nesses casos, é realizado outro tipo de tratamento.

Como funciona?

Independentemente do tipo de limpeza de pele, o procedimento passa por algumas etapas, e leva cerca de 1 hora. Confira:

Higienização da área

O primeiro passo é realizar a higienização da região com loções desengordurantes. Nesse momento, serão retirados os protetores solares, maquiagens e impurezas superficiais decorrentes da poluição.

Esfoliação

Nessa etapa, o profissional faz a esfoliação da camada superficial da pele com produtos específicos para a região. O procedimento é feito de maneira delicada e com movimentos circulares, a fim de facilitar a extração de cravos sem agredir a pele.

Aplicação de vapor

Esse procedimento consiste na aplicação de uma máscara, e no direcionamento de vapor de ozônio para abrir os poros e facilitar a drenagem da pele. O produto ainda tem função bactericida e fungicida, o que contribui para evitar a contaminação da derme durante o período de extração.

Em seguida, é aplicado um vapor de água para abrir os poros, o que ajuda na preparação da pele para a retirada cuidadosa dos cravos e cistos.

Extração

Esse é o momento em que os cravos são espremidos com os dedos do profissional, utilizando uma técnica específica para não apertar diretamente a pele. Ele também usa luvas para garantir a higienização do local e gaze para não machucar a derme.

Os cistos são retirados com o auxílio de uma microagulha, previamente desinfetada. Isso ajuda a remover a casca externa e a formação de sebo. Geralmente, a extração não provoca dor, pois é feita lentamente.

Caso você tenha interesse em realizar o procedimento, mas é muito sensível, informe isso ao profissional para que ele possa aplicar um anestésico tópico antes de iniciar a limpeza de pele.

Após a extração é utilizado um equipamento de alta frequência para promover a cicatrização da região e realizar ação anti-inflamatória.

Massagem

Ao finalizar o processo de extração de cravos é realizada uma massagem no local, junto com a aplicação de produtos hidratantes e calmantes — eles ajudam a reduzir a vermelhidão na área.

Máscara

Em seguida, é aplicada uma máscara adequada para o tipo de pele do paciente. O procedimento dura entre 10 e 20 minutos.

 

Protetor solar

Essa é a última etapa da limpeza de pele, sendo um passo extremamente importante. Após o procedimento, a região fica um pouco marcada — o que exige ainda mais cuidado do paciente em relação à exposição solar.

Por isso, o profissional aplica uma camada mais grossa de protetor para evitar manchas solares e queimaduras.

Quais são os tipos de limpeza de pele?

Apesar de existir um procedimento padrão para a retirada de cravos na pele, alguns tratamentos utilizam produtos diferenciados para ampliar os resultados. Veja os principais tipos de limpeza de pele:

Convencional

Esse é um procedimento eficaz principalmente para peles oleosas — já que se baseia na higienização, na utilização de uma máscara térmica ou de vapor, e de um equipamento de alta frequência com função antibactericida e cicatrizante. Esse tipo de limpeza auxilia na redução de cravos, deixando a pele mais bonita e limpa.

Peeling químico

Esse tratamento consiste no uso de alguns tipos de ácidos (próprios para a pele) para contribuir na retirada de manchas e alterações da derme. O peeling químico faz a esfoliação das camadas superficiais, ajuda a reduzir a oleosidade e promove o rejuvenescimento.

Peeling de diamante

Esse procedimento utiliza uma caneta a vácuo com ponta de diamante para promover a esfoliação mais intensa da superfície da pele. O peeling de diamante ajuda a renovar as células, diminuir a oleosidade e os poros dilatados.

Quais são os cuidados após a limpeza de pele?

É fundamental evitar a exposição solar nas primeiras 48 horas, pois a pele pode manchar facilmente. Por isso, você deve aplicar com frequência um protetor solar com FPS 30 ou superior. Ainda podem ser utilizados produtos calmantes e cicatrizantes nos dias seguintes ao procedimento, desde que recomendados pelo profissional.

Além disso, o paciente pode adquirir produtos cosméticos para ajudar a manter os resultados da limpeza. Desse modo, compre itens de qualidade e recomendados pelo especialista para manter os cuidados diários com a pele. Entre eles estão: gel de limpeza, tônico e hidratante.

Como escolher a limpeza de pele ideal?

Procure um profissional qualificado e experiente para realizar o procedimento, visto que ele pode orientar sobre o tratamento mais indicado para o seu tipo de derme.

Agora que você já conhece os principais tipos de limpeza de pele e os benefícios que eles oferecem, entre em contato com nossa equipe e conheça os nossos tratamentos!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *