Veja 5 cuidados diários com a pele (o segundo merece sua atenção!)

Tempo de leitura: 6 minutos

Exibir um rosto e um corpo com a pele saudável e aveludada é o sonho da maioria das pessoas, mas nem sempre a genética ajuda. Então, é muito importante conhecer alguns cuidados diários com a pele para deixá-la do jeito que você sempre desejou.

A visita ao dermatologista é primordial, pois ele é o profissional mais indicado para sugerir produtos e tratamentos específicos para cada caso. Inclusive, é ele quem vai descrever o seu tipo de pele, já que há muita confusão quanto a isso.

Independentemente do caso, nós trazemos 5 dicas para a sua rotina. Acompanhe:

1. Siga um ritual diário com o rosto

Sempre há alguma coisa que possa nos impedir de cuidar do rosto: o atraso ao acordar, a preguiça de retirar a maquiagem à noite, o temor da água gelada na hora de higienizar o rosto…

Mas não se esqueça de que o seu objetivo é o de conquistar uma aparência impecável. Portanto, deixe todos esses empecilhos de lado e capriche!

Alguns hábitos são primordiais:

  • lave o rosto: use o produto para limpar o rosto pela manhã e à noite, em movimentos leves e passando por todas as regiões. E lembre-se de que ele deve ser específico para o seu tipo de pele;

  • use o tônico: ele termina de eliminar as impurezas, o que o torna essencial para um bom tratamento da cútis. Portanto, após a higienização, seque o rosto e aplique o tônico, que também deve ser padrão para as necessidades da sua pele;

  • hidrate a pele: ao menos no período matutino e noturno, a nutrição é imprescindível. O creme hidratante devolve à pele água e todos os componentes necessários para a sua viscosidade;

  • não abra mão do protetor solar: as radiações solares estão ativas mesmo em dias nublados. Jamais saia de casa sem aplicar o produto. Há hidratantes com essa função, mas, caso seja necessário, espere 10 minutos depois do creme e passe um protetor com o fator indicado para a sua pele;

  • esfolie o rosto: essa é uma ótima maneira de ajudar a retirar as sujeiras e desobstruir os poros. Em peles mistas e oleosas, os esfoliantes podem ser passados diariamente (na mista apenas na “zona T”); nas normais, 2 vezes por semana; nas ressecadas, somente com a indicação do dermatologista.

2. Experimente diversos produtos

Essa é uma sugestão muito válida, pois nem sempre o que se adapta a um tipo de cútis faz tanto efeito em outro.

Consulte os profissionais que possam indicar as melhores opções de produtos para o que você quer e siga à risca a utilização.

Em peles mais delicadas, a esfoliação deve ser com produtos microdermoabrasivos apenas nas regiões “grossas” (cotovelos e joelhos), enquanto nas normais é permitido testar os comuns e aplicá-los 1 vez por semana.

Antirrugas e cremes clareadores também precisam passar pelo seu teste. Escolha um que esteja de acordo com sua cútis e experimente. Os resultados costumam aparecer com 1 mês de uso.

De qualquer forma, sempre consulte um especialista para avaliar os efeitos e se você deve ou não permanecer com esse tratamento.

3. Mantenha os cuidados diários com a pele do corpo

Principalmente no inverno, em que ficamos com roupas do pescoço para baixo, muitas pessoas deixam de lado as carências do corpo. Mas de nada adianta recorrer aos cuidados somente no verão, não é?

Aliás, o verão é outro ponto importante a ser destacado, já que ele requer hábitos diferenciados. Confira algumas indicações para a época fria e quente:

No inverno

  • evite banhos quentes: opte pela ducha morna e não demore muito, pois a sua pele sofre com o ressecamento. Para equilibrar isso, escolha sabonetes com ativos hidratantes;

  • use óleo corporal: 2 vezes por semana, recorra a esse produto, que deve ser aplicado ainda no banho. Além de você garantir uma turbinada na nutrição da pele, também não terá que passar o hidratante usual (principalmente se você morre de frio ao sair do chuveiro);

  • hidrate a sua pele: o seu corpo necessita de recomposição de nutrientes o ano todo. Não se deixe abater pelo medo do frio e aproveite para fazer isso ao sair do chuveiro, aproveitando o ar quentinho do banheiro;

  • não use roupa apertada: quando o sangue não consegue circular de maneira fácil, isso pode acarretar o surgimento de problemas estéticos na pele, além de irritações ou assaduras.

No verão

  • protetor solar sempre: nunca saia de casa sem passá-lo, principalmente nas áreas que serão expostas ao sol. Vale ressaltar que os de rosto e os de corpo devem ser diferentes. Na praia ou na piscina, redobre a atenção, aplicando ao menos 15 minutos antes da exposição e refazendo o processo ao sair da água ou de 2 em 2 horas;

  • utilize chapéus, bonés e outros artefatos: se o ambiente permitir, não abra mão dessa proteção extra. O rosto protegido é metade do seu trabalho de embelezamento sendo feito;

  • beba muita água: além de hidratar o corpo, a pele do rosto também fica ressecada pela perda de água. Recomponha essa necessidade fisiológica diversas vezes ao dia. O sugerido são 2 litros de água;

  • cuidados extras com o rosto: nos tempos de calor, as peles costumam apresentar um aspecto mais brilhante, principalmente as mistas e as oleosas. Evite lavá-las com frequência, pois a pele interpreta como agressão e produz ainda mais sebo. Higienize o rosto com produtos específicos 3 vezes ao dia e use lenços para retirar os excessos nesses intervalos.

4. Não se engane com o valor

Não se deixe iludir com preços altos. Há itens vendidos em catálogos nacionais que surtem muito efeito, enquanto alguns importados não são capazes de fazer nada.

Leve em conta os componentes do produto e até mesmo a sua origem. Existem cremes de marcas famosas que possuem um ótimo aroma, mas — por serem feitos para as pessoas do seu país de origem — não produzem o mesmo resultado em um país tropical.

Os veganos e feitos com ingredientes naturais também podem ser boas opções, pois se adéquam facilmente aos mais diversos tipos de peles.

5. Consulte um especialista

Para finalizar, não podemos deixar de ressaltar que o dermatologista é muito importante. Produtos errados podem causar acnes, manchas e irritações.

Portanto, busque o auxílio de um profissional para especificar com exatidão o seu tipo de pele, os tratamentos ideais para as suas precisões e os itens que você deve incluir nos seus hábitos de cuidados diários com a pele.

Você gostou deste post sobre cuidados diários com a pele? Então continue com a visita em nosso blog e leia o texto “Descubra como evitar manchas na pele!”.

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *