Saiba como aproveitar as festas juninas sem sair da dieta

Tempo de leitura: 6 minutos

O mês de junho chegou e com ele a temporada de canjica, caldos, pipoca, quentão e todas as outras delícias que ajudam a espantar o frio e a animar as festas juninas.

Nessa temporada, quem está em busca da boa forma precisa manter o foco, para não comprometer os resultados da dieta e dos treinos com alimentos calóricos.

Por essa razão, este artigo reúne as principais dicas para quem quer aproveitar as festas juninas sem sair da dieta. Confira e prepare-se para curtir o arraial sem culpa!

Aproveite os quitutes amigos da boa forma

Entre as delícias típicas de junho, existem quitutes que são verdadeiros amigos da boa forma, graças ao baixo índice calórico e aos nutrientes que eles oferecem.

Assim, se você quer aproveitar as festas juninas sem sair da dieta, você deve deixar a canjica e o pastel frito de lado, dando preferência aos alimentos que mostraremos agora.

Milho verde

O milho verde é um alimento rico em magnésio, zinco, vitamina B6, fibras e antioxidantes. O seu consumo regular favorece o funcionamento do sistema digestivo e ajuda o corpo a fortalecer as defesas e combater a fadiga.

Nas festas juninas, você deve consumi-lo preferencialmente na forma de espiga cozida ou pipoca, usando manteiga e sal para temperar com moderação.

Cuscuz

O cuscuz é uma delícia típica do nordeste brasileiro e tem no milho o seu ingrediente principal, acompanhado de queijo, leite, ovos e coco ralado.

Algumas receitas preparadas na região sudeste usam carnes e legumes como acompanhamento.

De uma forma ou de outra, o cuscuz é uma boa alternativa para os caldos servidos nas festas juninas, que costumam ser acompanhados de lingüiça, bacon e outros itens bastante calóricos.

Churrasquinho de carne

Os churrasquinhos de carne de boi ou frango são uma excelente opção para quem quer aproveitar as festas juninas sem sair da dieta.

Além de serem uma ótima fonte de proteínas, as carnes alimentam bem e dão sensação de saciedade, o que ajuda a diminuir a vontade de provar outras guloseimas.

Agora que você já sabe quais são os quitutes juninos que podem ser apreciados sem prejuízo para a dieta, chegou a hora de falar sobre os doces. Esses sim, você deve consumir com bastante moderação!

Vá devagar com os doces

Canjica, maçã do amor, pé de moleque e cocada: com tantas opções de doces, somado ao frio que aumenta o desejo de comer alimentos calóricos, fica difícil aproveitar as festas juninas sem sair da dieta.

Além disso, os doces à base de amendoim e coco podem aumentar o aparecimento de cravos e espinhas, tornando-se uma preocupação a mais.

Porém, você não precisa deixar todas as delícias juninas de lado, desde que saiba apostar em porções reduzidas tanto na quantidade quanto na variedade.

O ideal é escolher no máximo dois pratos doces por noite e comer pequenas quantidades, deixando para consumi-los como sobremesa, depois que já tiver saboreado os pratos salgados.

Além disso, você pode procurar opções menos calóricas, como as frutas assadas. Experimente banana, maçã ou abacaxi com um pouco de canela.

Mas se for difícil resistir à vontade de adoçar as noites de junho, você pode preparar algumas receitas em casa mesmo, substituindo os ingredientes mais calóricos.

Substitua os ingredientes mais calóricos nas receitas

As receitas juninas tradicionais podem oferecer menos prejuízo para a sua dieta, desde que você saiba usar os ingredientes certos.

O primeiro passo é reduzir a quantidade de açúcares e gorduras, para deixar os pratos menos calóricos.

Para isso, você deve substituir itens como açúcar branco, leite, leite condensado e creme de leite por leite desnatado, cream cheese light, açúcar mascavo e stevia.

Da mesma forma, não é recomendado usar embutidos ou defumados nos pratos salgados. Dê preferência a carnes magras e não se esqueça de trocar a farinha de trigo branca pela integral.

Além disso, você pode acrescentar condimentos termogênicos às suas receitas, como o gengibre, a canela e a chia.

Eles aceleram o metabolismo e ajudam o corpo a usar mais calorias para produzir a energia necessária para o seu funcionamento, favorecendo a perda de peso.

Entretanto, se o arraial for na praça ou no clube e você não puder escapar de ficar frente à frente com todas aquelas delícias juninas, temos mais duas dicas que podem ajudar você aproveitar as festas juninas sem sair da dieta.

Faça um pequeno lanche antes de sair de casa

Você já ouviu falar que não devemos ir ao supermercado com fome, pois isso nos faz comprar mais itens do que precisamos para completar a dispensa?

O mesmo acontece quando vamos a uma festa ou a um evento regado a boa comida. Para evitar exageros nos quitutes, o ideal é já estar saciado.

O truque é fazer um pequeno lanche antes de sair de casa, dando preferência a itens que aumentam a sensação de saciedade.

Os melhores exemplos são o iogurte (ao qual você pode acrescentar aveia ou chia), as castanhas, a banana e o pão integral, entre outros alimentos ricos em fibras.

Ao longo do dia, você deve seguir com o cardápio normal da sua dieta, fazendo as refeições nos horários corretos para evitar que chegue ao fim de tarde ou à noite com muita fome.

Outra dica importante é beber bastante água, para manter o corpo bem hidratado e evitar a retenção de líquidos, ajudando o sistema urinário a funcionar bem.

Por fim, para compensar os excessos na alimentação durante o período das festas juninas, nada melhor que reforçar a rotina de exercícios físicos. Mexa-se e dê adeus às calorias extras da canjica e dos caldos!

Intensifique a rotina de treinos

Quem está em busca da boa forma já sabe que a melhor forma de evitar que o excesso de calorias nos alimentos se transformem em gordura localizada é praticar atividades físicas regularmente.

Na temporada de delícias juninas, o índice calórico das refeições aumenta e, para compensar os excessos, a dica é intensificar a rotina de treinos, dando preferência aos exercícios aeróbicos como a corrida, o boxe e as aulas coletivas de dança.

Dessa forma, você poderá evitar que os desvios na dieta se transformem em alguns quilos a mais quando o mês de junho chegar ao final.

Gostou das nossas dicas para aproveitar as festas juninas sem sair da dieta? Se a resposta for sim, que tal compartilhar nosso artigo nas redes sociais e ajudar outras pessoas a curtir todas as delícias do mês de junho sem culpa? Vamos lá!

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