Rugas de expressão: o que são e como tratar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando se fala em envelhecimento, uma das primeiras coisas que vêm à mente são as rugas. Nem todo mundo sabe, mas essa queixa estética pode aparecer com o avançar do tempo — rugas estáticas — ou pela repetição de determinados movimentos do rosto — rugas dinâmicas ou de expressão. Em ambos os casos, o incômodo é grande, e a busca por métodos capazes de tratar rugas de expressão vem aumentando a cada dia.

Neste artigo, vamos tirar as dúvidas mais comuns sobre esse problema e mostrar como é possível amenizá-lo por meio de vários tratamentos estéticos acessíveis.

O que são?

As rugas dinâmicas, também chamadas de rugas de expressão, podem aparecer precocemente, por volta dos 20 anos de idade, mas são mais comuns em pessoas com mais de 30. Elas geralmente são formadas nas regiões onde há maior movimentação no rosto, como ao redor da boca e dos olhos e na testa.

Isso acontece porque, com o passar do tempo, a pele vai perdendo sua elasticidade e plasticidade. Por isso, com a repetição constante de determinados movimentos, fica mais difícil que ela retorne ao seu estado normal. É aí que começam a aparecer sulcos e linhas na pele. Caso o indivíduo não se atente para o fato logo nos primeiros sinais, essas marcas ficam cada vez mais profundas e difíceis de serem tratadas.

Alguns exemplos das rugas de expressão mais comuns são os “pés de galinha” (ao redor dos olhos) e o “bigode chinês” (ao redor da boca). Esses problemas são potencializados quando trata-se de pessoas fumantes ou que se expõem ao Sol sem proteção.

Peles secas também têm maior tendência a desenvolver esse tipo de rugas, pois seu tecido cutâneo é mais fino e, portanto, mais propenso ao impacto dos movimentos e da própria gravidade sobre ele.

Como tratar rugas de expressão?

As clínicas de estética oferecem vários tratamentos capazes de amenizar as rugas de expressão. De modo geral, é possível dividi-los entre os invasivos e os não invasivos.

Tratamentos invasivos

O mais conhecido deles é a aplicação da toxina botulínica. O popular Botox é uma substância derivada do veneno de uma bactéria que, quando inserida diretamente no músculo, é capaz de paralisá-lo por algum tempo. Desse modo, mesmo com a repetição dos movimentos, a pele não forma as linhas e rugas de expressão naquele local.

Os preenchimentos também são grandes aliados na hora de tratar essa queixa estética. Uma das alternativas mais utilizadas para esse fim é o ácido hialurônico, uma substância já produzida pelo nosso organismo, mas que vai sendo perdida ao longo do tempo. Com sua aplicação, ocorre uma suavização no local, além de um estímulo à produção de colágeno. Assim, o aspecto fica mais viçoso e bonito, sem linhas ou marcas.

A carboxiterapia é outra opção eficiente para o tratamento das rugas de expressão. Ela consiste na aplicação de CO2 medicinal sob a pele por meio de uma agulha onde se formou o sulco. Entre seus efeitos, estão a melhora na circulação local e o estímulo à produção de colágeno. Os resultados não são tão imediatos quanto com o Botox ou o ácido hialurônico, podendo ser necessárias várias sessões.

O laser fracionado é outra boa opção para tratar rugas de expressão. Esse procedimento promove microperfurações na pele com o objetivo de estimular a produção de colágeno e elastina. Dependendo da profundidade dos sulcos, podem ser necessárias várias sessões para se obter um resultado satisfatório.

Tratamentos não invasivos

Quem não quer apostar nas agulhas ou no laser para se ver livre das rugas de expressão também tem várias opções de tratamento. Um deles é o uso de cremes faciais. Ideais para rugas finas e para a prevenção do envelhecimento, eles garantem à pele a hidratação e a nutrição necessárias. O ideal é manter uma rotina de cuidados básicos incluindo esses produtos e o protetor solar.

A corrente russa é outra opção bastante utilizada para tratar rugas dinâmicas. Trata-se de uma espécie de ginástica passiva, na qual um aparelho é acoplado sobre os músculos, emitindo uma corrente elétrica que induz ao movimento. O procedimento é indolor e o cliente vai sentir apenas alguns “choquinhos” devido à passagem da corrente. Como resultado, tem-se uma melhora no contorno do rosto e otimização na penetração de ativos cosméticos, entre outros.

O peeling de diamante pode ser mais um grande aliado não invasivo para o tratamento das rugas de expressão. Ele promove uma microdermoabrasão, estimulando a renovação celular. É indicado principalmente para rugas finas, bem como para diminuição de poros e eliminação de manchas. Trata-se de um procedimento indolor e sem período de recuperação após as sessões.

Um método pouco conhecido, mas bastante eficaz para eliminar rugas de expressão, é a ginástica facial. Com movimentos específicos, é possível tonificar os músculos do rosto, oferecendo maior viço à pele. Não se trata de fazer caretas apenas, pois, caso os exercícios não sejam feitos da forma adequada, corre-se o risco de piorar o quadro. A ginástica também é indicada para quem quer prevenir as rugas e pode ser usada como complemento a outros protocolos.

Como escolher o melhor tratamento?

Tudo vai depender das características de cada um. Para alguém que está buscando apenas a prevenção, não é necessário investir em procedimentos muito invasivos, como o laser. Por outro lado, para aqueles que apresentam um quadro mais avançado, com sulcos profundos e rugas em maior quantidade, apenas o peeling de diamante pode não ser suficiente para entregar o resultado desejado, por exemplo.

Em alguns casos, é possível combinar diferentes técnicas para conseguir tratar rugas de expressão de forma adequada. Assim, é possível que a mesma pessoa precise investir em um tratamento com laser e também utilizar cremes faciais, por exemplo.

Por isso, como em qualquer procedimento estético, o mais indicado é passar por uma avaliação com um profissional capacitado e de confiança antes de dar início a qualquer tratamento. Só ele poderá diagnosticar corretamente o tipo de ruga e auxiliar na escolha do que é melhor para cada um.

Agora que você já sabe o que são e como tratar rugas de expressão, aproveite para descobrir qual o melhor tratamento para olheiras!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *