Qual o melhor protetor solar? 5 dicas práticas para escolher o seu

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já deve ter ouvido algum dermatologista (ou até mesmo o Pedro Bial) dizer que o protetor solar nunca deve ser esquecido na sua rotina. Mesmo em dias nublados é importante utilizá-lo no rosto e no corpo para evitar o envelhecimento precoce da pele, além de prevenir manchas e doenças.

Porém, com tantas opções diferentes no mercado, pode ser difícil escolher o produto certo para proteger você dos efeitos nocivos do sol. Nessa hora, é importante dispensar os conselhos de amigos ou familiares, já que cada pessoa tem um tipo de pele e o protetor deve atender ao perfil específico individualmente. 

Neste post, vamos ajudar você a descobrir qual o melhor protetor solar para sua pele. Acompanhe as dicas a seguir:

1. Confira se o produto oferece proteção contra os raios UVA e UVB

Uma informação importante que deve ser observada no rótulo do protetor solar é se ele apresenta proteção tanto para os raios UVA quanto UVB. A proteção UVA garante a ação contra o envelhecimento precoce e alguns males causados pela exposição solar, como o câncer de pele. 

A proteção UVB, por outro lado, indica a eficiência do produto em evitar um eritema na cútis, isto é, um quadro de vermelhidão ou inflamação na pele.

2. Avalie os tipos disponíveis no mercado

Para saber qual o melhor protetor solar para seu perfil, é preciso saber o seu tipo de pele e conhecer os produtos disponíveis no mercado. Os principais são: 

Creme

São produtos de textura mais densa, que formam uma camada espessa na pele, não saem com tanta facilidade dentro d’água, sendo a melhor opção para banhistas e esportistas. No entanto, eles podem causar (ou piorar) casos de acne em quem tem a pele oleosa.

Gel

Os produtos em gel são leves e provocam uma sensação refrescante em contato com o corpo; por isso, são indicados para peles oleosas e mistas. Entretanto, saem com mais facilidade e precisam ser constantemente reaplicados.

Toque seco

Os protetores solares que oferecem toque seco costumam ser mais caros, porque, apesar de possuírem a textura um pouco mais cremosa que o gel, apresentam um equilíbrio perfeito de filtros para controlar a oleosidade da pele.

Esse produto também é indicado para aqueles que não gostam da sensação pegajosa que fica no corpo ou no rosto após a sua aplicação.

Oil free

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse tipo de protetor solar não possui necessariamente uma composição livre de óleos, mas é menos propenso a causar cravos e espinhas.  

Fluido

Os protetores fluidos geralmente oferecem uma textura leve (quase líquida), de fácil absorção e, muitas vezes, hidratante, e são recomendados para peles secas.

Além disso, é importante lembrar que existem tipos de protetores específicos para os membros superiores e inferiores (loções corporais), boca (protetores labiais), rosto (protetores faciais) e cabelos.

Apesar de muitos utilizarem loções corporais para todas as partes do corpo, é importante evitar essa prática, pois a composição desse tipo de protetor pode irritar as mucosas da face, provocar sensibilidade e aumentar a produção de sebo na pele e nos cabelos oleosos e mistos.

3. Leve em conta a ocasião

Nos dias quentes, os cuidados com a pele devem ser redobrados, pois, além do rosto, todas as partes do corpo que ficam expostas ao sol necessitam de mais proteção.

Se você for à praia ou piscina, não se esqueça de passar a loção no corpo todo. Quem tem preguiça de fazer isso pode apostar nas linhas de produtos em spray, de aplicação rápida.

Não pense que o protetor atrapalhará o efeito dourado que você tanto quer obter no seu corpo ao tomar sol. Algumas fórmulas permitem a proteção solar, sem impedir o bronzeamento (procure por estas especificação no rótulo do produto).

Para o dia a dia, invista em um protetor solar mais elaborado e de textura mais leve para o rosto e o corpo. A não ser que pratique esportes ou atividades físicas, não é necessário priorizar os produtos à prova d’água.

4. Dê atenção ao FPS

Os números do FPS (Fator de Proteção Solar) servem para indicar a duração e a intensidade do nível de proteção na pele, apesar de apresentar uma diferença baixa no que diz respeito à qualidade desse bloqueio solar.

Isso quer dizer que não adianta comprar uma loção com FPS 60 pensando em ter uma proteção muito superior do que o mesmo produto com FPS 30. Nenhum dos dois oferece um bloqueio 100% eficaz, e ambos terão de ser reaplicados durante o dia.

As pessoas de pele clara devem usar o fator 30 ou outro número maior, enquanto as de pele morena ou negra podem fazer uso de fatores que variam entre 15 e 50. 

Quem possui manchas ou doenças que podem piorar com a exposição solar, como lúpus e catapora, não só deve abusar dos protetores solares, mas também usar chapéus, óculos, tecidos grossos e secos e evitar o contato com o sol sempre que possível.

Também é importante lembrar que cicatrizes, feridas ou marcas de espinhas também podem se transformar em manchas muito mais difíceis de disfarçar ou remover se forem expostas à luz solar forte e sem proteção.

5. Consulte seu dermatologista

Se você não tem certeza de qual é seu tipo de pele ou ainda tem dúvidas sobre qual protetor solar escolher, a melhor dica é buscar a orientação de um especialista.

O dermatologista é um profissional capaz de providenciar uma solução personalizada, pois, além de levar em conta suas características físicas e as particularidades da sua rotina para escolher um bom protetor solar, ele também pode ajudar você a cuidar da saúde da sua pele e atender às suas demandas particulares.

Por isso, não deixe de contar com quem entende do assunto e cuide de sua pele diariamente, sem se esquecer de aliar a proteção solar a uma boa hidratação e limpeza regular da cútis, para manter sua pele sempre linda e saudável.

Agora que você já sabe qual o melhor protetor solar para seu tipo de pele, continue por dentro das novidades do nosso blog. Assine nossa newsletter para receber dicas exclusivas no seu e-mail!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *