Confira 5 mitos e verdades sobre celulite

Tempo de leitura: 3 minutos

Por ser bastante comum, a celulite está entre as principais queixas das mulheres que chegam a uma clínica de estética para cuidar do corpo.

Trata-se de um problema causado pelo mau funcionamento das células de gordura, que passam a acumular maior quantidade de lipídios, causando retenção de líquidos e alterações na circulação sanguínea.

Ao longo dos anos, muitas informações circulam nas mídias e rodas de conversa com as amigas, causando muitas dúvidas sobre o assunto.

Para esclarecer todas essas questões e colaborar com o sucesso do seu tratamento estético, listamos os 5 principais mitos e verdades sobre celulite. Veja quais são eles!

1. O refrigerante causa celulite: mito.

Por conterem muito açúcar, os refrigerantes levam ao ganho de peso e, com isso, podem agravar a celulite devido ao acúmulo de gordura localizada.

Mas eles não são causa direta da celulite. O mesmo podemos dizer do hábito de usar calças muito apertadas.

Essas peças de roupa podem comprometer o retorno venoso nos membros inferiores e causar retenção de líquidos, piorando a celulite mas sem que isso cause diretamente o aparecimento dos temidos furinhos.

2. Apenas quem está acima do peso tem celulite: mito.

Apesar de surgir com mais frequência e intensidade junto com os quadros de obesidade, a celulite também pode aparecer nas mulheres magras.

Isso acontece porque o excesso de gordura corporal não é a única causa da celulite. Ela pode ser reflexo de problemas hormonais ou de fatores genéticos.

3. A celulite piora com a idade: verdade.

A diminuição na produção de estrogênio é um dos fatores que mais contribui para o agravamento da celulite a partir dos 40 anos, quando a pele tende a ficar mais flácida.

Além de participar da função reprodutora, esse hormônio está relacionado à firmeza da pele. Por isso, na sua ausência, a celulite e flacidez são agravadas.

Mas, ainda na adolescência e juventude as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou que passam por outras alterações hormonais estão mais sujeitas ao problema.

4. A boa alimentação ajuda a combater a celulite: verdade.

Manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes é fundamental para combater a celulite, pois é por meio desses alimentos que o organismo tem acesso aos nutrientes necessários para manter a firmeza e a elasticidade da pele.

Beber bastante água também é importante, pois a boa hidratação favorece o funcionamento do sistema linfático e evita a retenção de líquidos.

Por outro lado, alimentos muito calóricos ou com excesso de sal devem ser consumidos com moderação, pois podem levar ao acúmulo de gordura e agravar a celulite.

5. O uso de cremes basta para tratar a celulite: mito.

Embora tenham algumas substâncias capazes de estimular a produção de colágeno e melhorar a vitalidade da pele, o uso de cremes por si só não é capaz de eliminar a celulite

A penetração desses produtos é limitada e não chega até a camada de gordura, onde está a origem do problema.

Para tratar a celulite de forma eficaz o mais indicado são os tratamentos estéticos com uso de técnicas e aparelhos capazes de atuar no foco da celulite.

Assim como a boa alimentação e a prática de atividades físicas, o uso de cremes é um complemento no combate à celulite.

Depois de esclarecer os principais mitos e verdades sobre celulite, você deve estar se perguntando: afinal, qual é o melhor tratamento para o problema? Então, confira outro artigo do nosso blog e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *