Drenagem linfática, desvendamos 7 mitos. Veja e esclareça suas dúvidas!

Tempo de leitura: 3 minutos

A drenagem linfática é um dos melhores tratamentos estéticos para complementar os cuidados com a boa forma.

Trata-se de uma massagem baseada em movimentos de bombeamento e deslizamento, que auxiliam o trabalho do sistema linfático e favorecem a redução do acúmulo de líquidos no corpo.

Embora seja cada vez mais conhecida e procurada, ainda existem alguns mitos sobre a drenagem linfática. Por isso, o objetivo deste artigo é esclarecer os 7 principais.

Continue a leitura para esclarecer todas as suas dúvidas agora mesmo!

  1. Drenagem linfática emagrece – Mito!

É um engano afirmar que a drenagem linfática emagrece, pois ela não promove a eliminação da gordura corporal.

O que a técnica faz é favorecer a diminuição do inchaço justamente por estimular o funcionamento do sistema linfático, reduzindo a retenção de líquidos.

Dessa forma, ela contribui para a conquista da boa forma de maneira indireta, complementando a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas.

  1. Drenagem linfática causa dor e hematomas – Mito!

Os movimentos da drenagem linfática são suaves e ritmados. Por isso, eles não deixam hematomas no corpo ou causam qualquer tipo de desconforto ou dor.

Os vasos linfáticos são estruturas muito sensíveis ao toque, pois estão localizados nas camadas mais superficiais do corpo. Não é preciso força para estimulá-los.

  1. Drenagem linfática auxilia o sistema digestivo – Verdade!

Uma vez que a região abdominal é rica em estruturas linfáticas e que elas são estimuladas com os movimentos rítmicos de bombeamento e deslizamento, a drenagem auxilia o funcionamento do sistema digestivo.

Isso acontece devido ao estímulo dos movimentos peristálticos, responsáveis pelo trânsito do bolo alimentar.

Outra forma de favorecer o funcionamento do intestino e evitar a prisão de ventre é beber bastante água.

  1. Gestantes não podem fazer drenagem linfática? Mito!

A gravidez é um período marcado por alterações hormonais e estruturais no corpo da mulher que provocam o aumento da retenção de líquidos.

O inchaço é notado principalmente nas pernas e nos pés, causando bastante desconforto às mulheres ao longo da gestação.

Portanto, a drenagem linfática é totalmente benéfica para as gestantes, e deve ser realizada de acordo com as orientações do médico obstetra.

  1. Qualquer profissional pode aplicar a técnica – Mito!

Como qualquer tratamento estético, a drenagem linfática deve ser realizada por esteticistas capacitados, que possuem amplo conhecimento teórico e técnico para realização das manobras de deslizamento e bombeamento.

Além dos profissionais da estética, os fisioterapeutas também podem conduzir as sessões de drenagem linfática.

  1. Drenagem linfática com aparelho é melhor que manual – Mito!

Não é verdade que a drenagem linfática com aparelhos é melhor que a drenagem manual ou vice-versa! Trata-se de técnicas com princípios diferentes e complementares.

Equipamentos estéticos como o de endermologia a vácuo, o Heccus ou o Cellutec atuam de forma mais profunda, estimulando a circulação sanguínea e ajudando o sistema linfático a trabalhar.

Já a drenagem linfática manual permite a percepção de nódulos ou fibroses e a ação em regiões mais sensíveis, especialmente no pós-operatório de cirurgias.

  1. Drenagem linfática é ideal no pós-operatório? Verdade!

O período pós-operatório é marcado pelas mudanças no metabolismo relacionadas ao processo de cicatrização dos tecidos.

Entre essa mudanças está o aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de líquido no espaço entre as células – o espaço intersticial.

É esse acúmulo que forma o edema, que precisa ser eliminado para que os tecidos possam se reorganizar sem a formação de fibrose ou nódulos.

Assim, a drenagem linfática é ideal para favorecer a recuperação de pacientes submetidos a cirurgias como a lipoaspiração ou a abdominoplastia, entre outros procedimentos.

Agora que você já esclareceu as dúvidas em relação aos principais mitos sobre a drenagem linfática, continue seu aprendizado acompanhando um artigo do nosso blog que explica porque a drenagem é importante no pós-operatório. Confira!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *