Quer manter a dieta no Natal e Réveillon? Aprenda a preparar o antepasto de berinjela!

Tempo de leitura: 3 minutos

As festividades do final de ano podem ser motivo de alegria para muitas pessoas, mas trazem bastante apreensão para outras, já que fica difícil resistir às tentações e manter a dieta no Natal e Réveillon.

Nesse sentido, o ideal é procurar alternativas saudáveis e pouco calóricas para compor o cardápio das ceias e demais encontros entre amigos e familiares.

Uma ótima alternativa é o antepasto de berinjela, que você aprenderá a preparar conferindo este artigo. Acompanhe e veja como a receita é simples, rápida e nutritiva!

Conheça os benefícios da berinjela

A berinjela é um legume tão rico em nutrientes que favorecem o processo de emagrecimento que é difícil encontrar um profissional especialista em nutrição ou estética que não recomende o seu consumo diariamente.

Ela é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, de proteínas e de sais minerais como ferro, potássio e cálcio. Além disso, a berinjela é composta de grandes quantidades de antioxidantes e de fibras.

Dessa forma, a berinjela é uma grande aliada no combate ao envelhecimento celular, protegendo a saúde da pele e prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Ela também favorece o trabalho do sistema digestivo e ajuda a manter equilibrados os níveis de colesterol no organismo, o que contribui para perda de peso e a conquista da boa forma.

Por isso, o antepasto de berinjela é uma excelente opção para driblar as guloseimas e demais tentações nas festas de fim de ano. Veja como preparar!

Aprenda a receita de antepasto de berinjela

A receita de antepasto de berinjela é simples e fica pronta em pouco tempo. Existem algumas variações quanto aos ingredientes mas, para o preparo tradicional, você precisará de:

  • 3 berinjelas picadas em cubos ou tiras (como você preferir);
  • 3 pimentões picados em cubos ou tiras, que podem ser de cores variadas entre o verde, o amarelo e o vermelho;
  • 2 cebolas grandes picadas em cubos ou tiras;
  • 250 ml de azeite de oliva;
  • sal e ervas finas desidratadas a gosto.

Coloque a berinjela, o pimentão e a cebola em uma assadeira de vidro, misturando bem com o azeite, o sal e as ervas finas.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto (cerca de 150°C) por cerca de 60 minutos ou até que a berinjela fique bem escura.

Depois de retirar do forno, espere esfriar e reserve na geladeira durante 24h ou 48h antes de servir como acompanhamento para carnes ou como recheio de torradinhas ou pão sírio.

Essa é a receita básica de antepasto de berinjela. Para incrementá-la você pode acrescentar alguns ingredientes depois de retirar a assadeira do forno, tais como:

  • azeitona picada e sem caroço;
  • uva passa clara;
  • castanha de caju picada;
  • pimenta biquinho.

Quanto mais tempo o antepasto fica reservado na geladeira, mais sabor ele ganha, o que faz dele uma opção nutritiva e deliciosa para manter a dieta no fim de ano.

Além dessa alternativa, você pode optar por carnes magras, aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e evitar as sobremesas mais calóricas, dando preferência a frutas, por exemplo.

Depois dos eventos festivos, uma ótima dica é recorrer aos sucos desintoxicantes para ajudar o organismo a se recuperar dos excessos, favorecendo o trabalho do sistema circulatório.

Agora que você aprendeu a preparar o antepasto de berinjela, que tal conferir mais ideias para manter a dieta no Natal e Réveillon conhecendo outros alimentos amigos da boa forma?

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