Dieta antirrugas: conheça 10 alimentos que combatem o envelhecimento da pele.

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas já entenderam que manter uma alimentação saudável é fundamental para conquistar uma pele bonita e livre de manchas ou rugas.

O que pouca gente sabe é que existem alguns alimentos que combatem o envelhecimento da pele de forma mais intensa, merecendo fazer parte do nosso cardápio diário.

Descubra que alimentos são esses conferindo este artigo e comece a adotar uma dieta antirrugas. Confira!

1. Iogurte natural

Por ser rico em probióticos, o iogurte natural favorece o equilíbrio da flora bacteriana intestinal, favorecendo a boa digestão.

A consequência é a melhora do aspecto geral da pele graças à eliminação de toxinas e outras substâncias inflamatórias.

2. Cenoura

Embora um dos mais conhecidos benefícios da cenoura seja a manutenção do bronzeado, ela tem outros atributos muito valiosos para a saúde da pele.

O betacaroteno, que é a substância relacionada com o bronze, também atua como precursor da vitamina A que, por sua vez, é essencial para a regeneração das células cutâneas.

Assim, três colheres de sopa de cenoura ralada por dia ajudam a melhorar a firmeza e a densidade da pele, combatendo o aparecimento de rugas.

3. Tomate

O tomate é rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes. Dessa forma, ele favorece a eliminação dos radicais livres e protege a pele dos danos causados pelos raios solares e pelos demais agentes externos, como a poluição.

Você pode obter esses benefícios consumindo o tomate in natura ou optando por molhos ou polpas concentradas.

4. Açaí

Devido às suas inúmeras propriedades saudáveis, o açaí é considerado um superalimento. Em se tratando dos alimentos que combatem o envelhecimento, ele se destaca devido ao resveratrol e às proantocianidinas, dois antioxidantes que possuem efeito prolongado depois de consumidos.

Mas, quem está em processo de emagrecimento e precisa manter a dieta em dia, deve consumir a fruta com moderação, pois ela é bastante calórica.

5. Castanhas

As castanhas (de caju, do pará e outras) pertencem ao grupo das oleaginosas, assim como nozes, amendoim, amêndoa e pistache.

Elas são fonte de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, que tem ação anti-inflamatória e hidratante, prevenindo o ressecamento da pele e o aparecimento de manchas e outros sinais de envelhecimento.

6. Kiwi

Assim como todas as frutas cítricas, o kiwi é reconhecido como uma ótima fonte de vitamina C. Por isso, ele estimula a produção de colágeno e ajuda a manter a firmeza e a elasticidade da pele.

7. Couve

A couve e os demais vegetais de cor verde escuro apresentam altos índices de vitamina E em sua composição, um dos nutrientes mais benéficos para o tecido cutâneo.

Essa vitamina participa da destruição das células mortas, promovendo a renovação da pele e preservando a sua viçosidade.

8. Peixe

A carne de peixe é uma das principais fontes de ômega 3 e de sais minerais como o zinco, o magnésio e o potássio.

Juntos, esses nutrientes colaboram para manter a elasticidade da pele, evitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

9. Abacaxi

Graças à presença da vitamina C e de uma enzima chamada bromelina em sua composição, o abacaxi não apenas ajuda a combater o envelhecimento da pele como previne o aparecimento da acne.

10. Água

A nossa lista de alimentos para uma dieta antirrugas não poderia terminar sem citarmos a água, principal fonte de hidratação do corpo.

Sem a ingestão diária adequada, as células da pele e todos os demais tecidos  do organismo sofrem com a retenção de líquidos e o acúmulo de toxinas que prejudicam o equilíbrio do metabolismo.

O ideal é consumir ao menos 2 litros de água por dia, sendo que essa quantidade deve ser maior nos dias quentes e secos ou no caso dos praticantes de atividades físicas.

Agora que você já conhece os principais alimentos que combatem o envelhecimento da pele, que tal compartilhar esse artigo nas redes sociais e ajudar as amigas a manterem as rugas e manchas bem longe?

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *