Cuidados com a pele do rosto: descubra aqui quando começar

Tempo de leitura: 6 minutos

Cuidar da pele não é apenas essencial para se manter livre de doenças ou manchas, mas também para prevenir o seu envelhecimento precoce e mantê-la sempre bonita. Por isso é importante que, desde nova, você já comece a tratar sua cútis com o respeito que ela merece.

O rosto é um dos nossos melhores cartões de visita, já que é a primeira coisa que as pessoas reparam ao nos conhecer. Por isso, se você ainda não dedica muita atenção aos próprios cuidados faciais, já está na hora de rever seus hábitos. 

Neste post, você vai descobrir a importância de uma rotina de cuidados com a pele do rosto e aprender como criar a sua! Acompanhe:

A idade ideal

Para garantir uma pele saudável, livre de rugas e imperfeições no futuro, o ideal é começar a se cuidar a partir dos seis meses de idade. Mas como seus pais provavelmente não viam a proteção solar diária como um hábito tão importante quanto escovar os dentes ou tomar banho, não se preocupe, nunca é tarde demais para começar a fazer a coisa certa.

O protetor solar deve ser aplicado no rosto e, pelo menos, em algumas partes do corpo (como colo, braços e mãos) sempre, mesmo em dias nublados ou durante o inverno. Certifique-se de que o produto apresenta proteção, tanto para os raios UVA quanto os UVB. 

Algumas pessoas (a depender da exposição solar diária e também de fatores genéticos) podem apresentar sinais de envelhecimento antes dos trinta anos. Isso acontece porque, a partir dos 25, a produção de colágeno da pele é reduzida e as alterações no DNA – causadas pela exposição solar – começam a se tornar visíveis.

Sendo assim, essa é a idade indicada para o início dos cuidados antienvelhecimento (isso, é claro, se eles já não existirem). Embora muita gente ache o uso de cremes anti-idade aos vinte e poucos anos um exagero, nunca se esqueça de que, quanto antes você começar a se prevenir, mais tempo as marcas de envelhecimento demorarão para aparecer.

De qualquer forma, é importante aprender a observar a sua pele em qualquer idade. Se a sua superfície apresentar indícios de desidratação, falta de brilho, manchinhas amarronzadas, ressecamento e/ou oleosidade excessiva em determinadas áreas, entre outras imperfeições, encare esses sinais como um pedido de socorro. Certamente já passou da hora de começar a se cuidar melhor.

Cuidados essenciais

Algumas pessoas restringem todos os cuidados com a pele do rosto ao simples ato de lavá-lo pela manhã, e ainda assim não hesitam antes de pegar um sabonete perfumado, passá-lo por toda a face, enxaguá-la e depois secá-la com o uso de uma toalha áspera. Se esse procedimento é familiar para você, é preciso que abandone esse hábito imediatamente.

A pele do pescoço e do rosto não deve ser tratada do mesmo modo que o resto do corpo, pois a epiderme possui variações em seu aspecto, dependendo da localização. Compare a pele de seu nariz com a do joelho, para ter um exemplo. Você verá que a primeira é normalmente mais oleosa, enquanto a outra é seca. 

Você não precisa (necessariamente) de um sabonete para manter o rosto limpo. Se ainda assim quiser utilizá-lo, dê preferência para aqueles sem perfume, já que este componente resseca a pele e causa rugas com o passar do tempo.

Ao finalizar sua lavagem, não esfregue a toalha na face para enxugá-la. Essa área do seu corpo precisa ser tratada com suavidade e o menor nível de agressão possível, pois é bastante delicada. Sendo assim, prefira pressionar a toalha de leve contra o rosto para secá-lo. 

Além desses detalhes, é importante lembrar que os cuidados com a pele do rosto não podem ser resumidos apenas a uma lavagem, mas sim a três atos vitais, que você conhecerá melhor agora:

Limpar

Existem diversos produtos de limpeza facial disponíveis no mercado em forma de loções, sabonetes líquidos, abrasivos, esfoliantes e cremes. Todas as boas marcas são capazes de remover o excesso de sujeira presente na pele.

Essas fórmulas devem ser escolhidas de acordo com o seu tipo de pele ou o problema que ela possa apresentar. Na dúvida, a visita ao dermatologista é sempre recomendada para que esse profissional indique os produtos ideais para você e forneça orientações sobre frequência e modo de uso.

Tonificar

É surpreendente o quão realmente sujo pode estar um rosto aparentemente limpo, mesmo logo após o banho ou um processo de limpeza facial. Os tônicos faciais (ou adstringentes) podem remover os traços mais escondidos de sujeira que restaram depois dessa limpeza.

Há uma boa variedade desses tipos de produto no mercado atualmente, sobretudo os do tipo “água termal”, que são adequados para todos os tipos de pele. Essas fórmulas devem ser aplicadas com o auxílio de um algodão, principalmente nas áreas mais oleosas (onde a sujeira costuma se acumular).

Hidratar

Mesmo que você ignore todos os outros cuidados com a pele do rosto, procure se lembrar da hidratação, que é fundamental para a saúde de sua epiderme. Após o banho ou um dia longo ao ar livre, a cútis pode secar rapidamente, ficando enrugada e sem brilho.

Por isso, é importante repor esses nutrientes que você perdeu. Os hidratantes próprios para a área do rosto podem manter a umidade que essa área precisa, deixando-a macia, bonita e saudável. 

Tratamentos estéticos

Ainda que você se cuide muito bem diariamente, alguns problemas dermatológicos ainda podem persistir em aparecer, como olheiras, manchas e pequenas marcas de expressão. Se este é o seu caso ou você deseja complementar o cuidado que já toma em casa, alguns tratamentos faciais podem ser de grande valia para potencializar sua saúde e vitalidade.

Os tratamentos mais leves como hidratação e limpeza, por outro lado, são mais suaves e dificilmente terão contraindicações. Na realidade, esses tipos de procedimentos são recomendados pelo menos uma vez por ano para ter uma pele radiante e bem cuidada. 

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados com a pele do rosto que deve tomar, não se esqueça de também cuidar da sua alimentação. É preciso nutrir sua pele com vitaminas e nutrientes adequados, pois se você não estiver saudável, ela também não terá uma boa aparência.

Gostou do post? Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais para que suas amigas também aprendam a se cuidar e valorizar a própria beleza!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *