Saiba como combater cravos e espinhas com 4 dicas infalíveis

Tempo de leitura: 4 minutos

Só quem sofre com as marcas deixadas por cravos e espinhas sabe o quanto esse problema afeta não somente a saúde da pele, mas o estado emocional das pessoas.

Entretanto, seguindo alguns cuidados simples, é possível aliviar os sintomas e manter a oleosidade da pele sob controle.

Por isso, este artigo apresenta 4 dicas infalíveis para combater cravos e espinhas. Confira e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!

Entenda como combater cravos e espinhas de forma eficiente

Cravos e espinhas começam a surgir na adolescência, devido às alterações hormonais. A partir de então, eles causam mudanças no aspecto da pele e podem levar à formação de cicatrizes permanentes quando não tratados em sua forma mais grave, a acne.

Além de ter a pele afetada, quem sofre com esse problema pode ter dificuldades de relacionamento devida às alterações na autoestima e na sensação de confiança em si mesmo.

Dessa forma, para combater cravos e espinhas é preciso adotar uma rotina de cuidados que começam com a visita ao consultório do médico que é especialista na saúde da pele, o dermatologista.

A partir de então, você pode colocar em prática as ações necessárias para manter a pele sempre bem tratada e protegida.

Consulte um bom dermatologista

O primeiro passo para aprender como combater cravos e espinhas de forma eficiente é consultar um bom dermatologista.

Com a orientação desse profissional, é possível compreender as causas do problema e buscar a solução mais adequada, entre os diferentes tipos de tratamento disponíveis.

O uso de medicamentos pode ser uma das alternativas para tratar a pele com acne, evitando o aparecimento de cicatrizes e manchas.

Entre as recomendações dos dermatologistas para os pacientes está o uso de um filtro solar do tipo oil control, assim como de outros produtos adequados para a pele com acne.

Use produtos adequados para o seu tipo de pele

A partir da análise feita pelo dermatologista é possível identificar o tipo de pele e, então, usar os produtos certos tanto para combater cravos e espinhas quanto para manter a sua firmeza e vitalidade.

Existem sabonetes, tônicos e hidratantes específicos para as diferentes necessidades da pele normal, oleosa, seca ou mista.

Todos os tipos de pele estão sujeitos ao aparecimento da acne, a diferença é a intensidade na qual o problema aparece – maior na pele oleosa.

De fato, a base do tratamento para combater cravos e espinhas é o controle da oleosidade da pele, por meio de bons hábitos de higienização.

Faça limpeza de pele regularmente

Todos os dias, comece lavando o rosto com o sabonete indicado pelo dermatologista, aplicando o gel esfoliante apenas em dias alternados, para evitar a irritação excessiva da pele.

Em seguida, aplique o tônico adstringente e a loção secativa prescritos, não esquecendo de finalizar os cuidados de limpeza com o uso do filtro solar.

A região da testa, nariz e queixo, chamada de Zona T, merece uma atenção especial durante a limpeza, pois é onde a maior parte dos cravos e espinhas se concentram. Uma boa opção para isso são as máscaras faciais.

Porém, a higiene diária, feita em casa, deve ser complementada com sessões de limpeza de pele feitas em uma boa clínica de estética.

Além da aplicação de técnicas eficazes, os profissionais especializados podem orientar quanto aos hábitos alimentares que ajudam a combater cravos e espinhas.

Cuide da alimentação

A saúde pele está diretamente relacionada à qualidade da nossa alimentação, fazendo dela um dos cuidados diários mais importantes.

Devido às sua composição, itens como sementes de chia e de girassol, nozes, peixes, morango, pepino e açafrão ajudam a diminuir a oleosidade.

Por outro lado, o leite e seus derivados devem ser evitados, pois eles favorecem a produção de sebo nas glândulas sebáceas, aumentando o aparecimento de cravos e espinhas.

Lembre-se de beber bastante água, pois a hidratação é fundamental para manter o organismo livre das toxinas que favorecem o surgimento da acne.

Chegando ao final do nosso artigo, você tem alguma dúvida sobre como combater cravos e espinhas? Deixe sua pergunta nos comentários!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *