Conheça 6 alimentos que ajudam a desinchar

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A retenção de líquidos é um problema bastante comum, que atinge principalmente as mulheres, devido a questões relacionadas com o equilíbrio hormonal.

Ela tem causas variadas e é caracterizada pelo mau funcionamento do sistema linfático, que não consegue retirar o excesso de líquido acumulado entre os tecidos e órgãos e devolvê-lo para a corrente sanguínea.

Trata-se de uma condição bastante incômoda, que dificulta o processo de emagrecimento e pode desmotivar quem está em busca da boa forma ao fazer parecer que, apesar de todo esforço, as medidas do corpo não diminuem.

Mas, resolver o problema pode ser mais simples do que você imagina. Basta adotar pequenos cuidados uma vez que a alimentação saudável é a chave para combater a retenção de líquidos.

Por isso, este artigo reúne os 6 alimentos que ajudam a desinchar. Acompanhe a nossa lista e saiba como potencializar os resultados da sua dieta. Confira!

  1. Gengibre

O gengibre é uma raiz com poderosa ação termogênica, ou seja: ele acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico necessário para o corpo realizar as atividades diárias.

Com isso, o sistema linfático precisa trabalhar mais, levando à diminuição do inchaço corporal.

  1. Melão

Essa fruta é rica em vitaminas e sais minerais capazes de estimular tanto o sistema linfático quanto o sistema renal, otimizando a eliminação dos líquidos em excesso.

Outra vantagem do melão é que ele é rico em fibras e, por isso, facilita o trabalho do intestino e combate a prisão de ventre.

  1. Limão

O limão é uma das frutas mais indicadas entre os alimentos que ajudam a desinchar, pois, além de estimular o trabalho do sistema linfático, ele tem ação anti-inflamatória, facilitando a eliminação de toxinas que se acumulam no organismo e causam inchaço.

  1. Chá de hibisco

O chá de hibisco é rico em substâncias com propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que provocam o aumento do metabolismo e, consequentemente, a redução do inchaço.

Além do chá de hibisco, outra opção bastante indicada para combater a retenção de líquidos é o chá verde.

  1. Água de coco

Além de ser diurética, a água de coco é um isotônico natural, ajudando o corpo a manter os sais minerais em equilíbrio.

Por isso, ela é uma excelente opção para recuperar a energia depois da prática de atividades físicas, inclusive como ingrediente de sucos detox.

  1. Abacaxi

O diferencial do abacaxi como um alimento que ajuda a desinchar está na presença da enzima bromelina em sua composição.

Essa substância é capaz de facilitar a digestão, reduzindo o acúmulo de líquidos ao longo do dia devido ao processo digestivo.

E assim chegamos ao final do nosso artigo!

Além de manter uma alimentação saudável, por meio da qual o organismo tenha acesso aos nutrientes dos alimentos que listamos aqui, praticar atividades físicas regularmente é outra maneira de combater a retenção de líquidos.

Para completar o conjunto de cuidados que ajudam reduzir o inchaço, você pode apostar na drenagem linfática, uma técnica de massagem que promove a ativação do sistema linfático por meio de movimentos suaves e precisos.

Agora que você já conhece os alimentos que ajudam a desinchar, que tal saber mais sobre a drenagem linfática, conferindo um artigo com 7 mitos sobre esse assunto? Vale a pena a leitura!

 

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