Como manter o bronzeado depois do verão?

Tempo de leitura: 6 minutos

O outono começou no dia 20 de março, marcando o fim da estação mais quente do ano. A saudade dos dias de sol ainda é grande e faz surgir uma preocupação: como manter o bronzeado depois do verão?

Afinal, que mulher não gosta de exibir aquela marquinha do biquíni ou abusar das roupas coloridas que valorizam o tom iluminado da pele?

Por isso, o post de hoje apresenta o passo a passo para cuidar do bronzeado. Você descobrirá que para manter a pele saudável depois dos dias de sol é preciso investir nos produtos e alimentos certos.

Com cuidados simples, você exibirá uma cor linda o ano todo. Continue a leitura e saiba como!

Conheça os primeiros passos para manter o bronzeado

A pele é o maior órgão do corpo humano e exerce funções variadas, como regulação térmica, controle do fluxo sanguíneo e proteção contra o ambiente externo.

Durante o verão, o calor e o sol intensos são fatores que aumentam as agressões e exigem uma rotina diária de cuidados para que seja possível prolongar a cor conquistada durante as férias na praia ou piscina.

Portanto, de nada adianta caprichar naquele biquíni maravilhoso se você deixar de lado as atitudes necessárias para preparar e proteger a pele e, assim, manter o bronzeado depois do verão.

O primeiro passo é aprender a fazer do sol um aliado, e não um inimigo. Como isso é possível? Escolhendo os horários certos para ficar na praia ou na piscina: antes de 10h da manhã e depois de 3h da tarde. Ou seja, entre esse intervalo, fuja do sol!

O uso do protetor solar é obrigatório. Ele deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado sempre que você suar muito ou depois do mergulho ou da ducha.

Existem vários tipos de protetor solar disponíveis no mercado. Ao escolher o seu, lembre-se de conferir se ele oferece proteção contra os raios UVA e UVB.

Assim, você evitará a exposição exagerada ao sol e não ficará vermelha ou descascando, o que prejudica o bronzeado perfeito.

A esfoliação corporal completa a preparação. Ao remover as células mortas da camada mais superficial da pele, você garante uma cor mais duradoura. Basta escolher um bom esfoliante e aplicá-lo um dia antes da exposição ao sol.

Agora que você já sabe quais são os cuidados antes de curtir os dias ensolarados, confira as dicas para colocar em prática ao final do verão.

Capriche no hidratante corporal

O sal do mar e o cloro da piscina, junto com os raios solares mais intensos, contribuem para o ressecamento da pele.

Por essa razão, quando acaba o verão, é hora de intensificar o uso do hidratante corporal, dando ainda mais atenção para as áreas mais expostas da pele, como colo, braços e pernas.

Na verdade, a hidratação está entre os cuidados diários essenciais para se ter uma pele saudável e bonita o ano todo.

Além dos cremes, os óleos corporais são uma boa alternativa, com a vantagem agradável de poderem ser usados durante e depois do banho.

No entanto, quem quer manter o bronzeado precisa controlar bem a temperatura da água, como explicaremos agora.

Evite banhos quentes

Tomar banhos muito quentes deixa a pele mais seca e propensa a descamações, fazendo com que o bronzeado literalmente vá por água abaixo.

O ideal são os banhos com temperaturas mais amenas ou até frias, sempre que possível. Você não deve esfregar a pele com buchas, dando preferência às esponjas mais macias.

Nesse sentido, para segurar a cor da pele por mais tempo, além dos cremes ou óleos hidratantes e dos banhos frios, você pode contar com a ajuda dos autobronzeadores.

Aposte nos autobronzeadores

Os autobronzeadores são uma boa opção para manter o bronzeado. Feitos à base de uma substância chamada DHA, eles são capazes de alterar o tom da pele de forma bastante semelhante à luz do sol.

Para alcançar o resultado esperado, você deve seguir todas as orientações do fabricante do produto.

Lembre-se de usar os autobronzeadores em dias alternados e de espalhar bem o produto, evitando o acúmulo em áreas determinadas, especialmente nos punhos, mãos, tornozelos ou pés.

É sempre bom lembrar que os resultados da aplicação de autobronzeadores variam de acordo com o tom natural da pele de cada pessoa.

Por outro lado, beber bastante água é um cuidado que independe do tipo de pele e que traz muitos outros benefícios para a saúde, conforme mostraremos a seguir.

Beba bastante água

A água está presente em mais de 70% do nosso corpo. Na pele, ela é responsável por manter a elasticidade, a firmeza e a maciez.

Sem a hidratação adequada, não somente a nossa pele fica ressecada, como os cabelos e as unhas. O intestino passa a funcionar mal e até as funções cognitivas podem ser alteradas.

Beber a quantidade adequada de água não só ajuda deixar e pele bem hidratada e a manter o bronzeado, como promove o combate da celulite.

Trata-se de um dos hábitos mais importantes para a manutenção de uma rotina alimentar saudável, sobre a qual falaremos na última seção do nosso artigo.

Invista na alimentação saudável

Quase todas as mulheres já sabem que a cenoura, a beterraba e a laranja são alimentos amigos do bronzeado.

Isso é possível graças à combinação de nutrientes como o betacaroteno e a vitamina E, além de alguns sais minerais como o fósforo e o magnésio.

Assim, para fazer da dieta uma aliada do bronzeado você deve aumentar o consumo de frutas e legumes vermelhos ou amarelos, verduras escuras, sementes e massas integrais.

Certos sucos, além de ajudar a manter o bronzeado, também melhoram a circulação sanguínea. É o caso da combinação de cenoura, beterraba, pepino e maçã.

Além de proteger a pele, a alimentação saudável ajuda a controlar o peso corporal e a prevenir o aparecimento de doenças como a hipertensão ou a diabetes.

Com uma dieta rica e balanceada, você exibirá uma cor bonita o ano todo e evitará os fatores que agravam os sinais do envelhecimento, tais como o acúmulo de radicais livres ou a retenção de líquido.

De fato, consumir os alimentos certos não é importante apenas para manter o bronzeado depois do verão. É o que você vai entender acompanhando um artigo do nosso blog que explica como a alimentação impacta na pele. Confira!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *