Como evitar problemas pós depilação a laser?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você deseja uma pele macia e livre de pelos, com certeza já ouviu falar na depilação a laser. A cada dia mais popular no mercado da estética, esse tratamento é capaz de eliminar temporariamente aqueles indesejados fios, que muitas vezes são grossos, rebeldes e escuros.

Diferente de outros procedimentos disponíveis, como depilação com cera morna, essa opção garante um maior período sem a aparição de novos pelos. Porém, para que o resultado seja satisfatório e você evite problemas como lesões ou irritações, é fundamental seguir algumas medidas básicas após cada sessão do tratamento.

Por esse motivo, separamos os principais cuidados com a depilação a laser para lhe ajudar a manter uma pele lisa e muito saudável. Confira abaixo:

Evite usar roupas apertadas

A sua primeira sessão de depilação a laser está marcada. E agora? A primeira dica é que você use roupas largas antes e após o procedimento. Isso porque as peças apertadas, como calças legging, causam muito atrito à pele, fazendo com que a região fique mais sensível e aumentando a probabilidade de irritação e até mesmo assaduras.

Acabou o procedimento e quer usar uma calça jeans? Nada disso! Assim como as modelagens justas demais, os tecidos mais grossos são capazes de comprometer a boa respiração da pele, o que facilita o surgimento de bactérias e fungos.

Ao utilizar peças largas, você também evita condições como a foliculite, que nada mais é do que o encravamento dos pelos. Preste atenção também nas áreas como axila e virilha, que são mais sensíveis do que as demais regiões.

Utilize produtos pós-depilatórios

Após o procedimento de depilação a laser, a sua pele ficará muito sensível, com certo ardor e vermelhidão. Por isso, a dica é não usar cremes hidratantes e óleos corporais, uma vez que esses itens colaboram para que os poros fiquem obstruídos, prejudicando a liberação de substâncias naturais. Caso isso aconteça, você terá muito mais chances de sofrer com irritações ou pelos encravados.

Mas não entre em pânico! Ainda assim, é possível aplicar alguns produtos especiais para essas situações, como os famosos pós-depilatórios. No mercado, você encontra diversas opções de cremes, géis e loções com essa finalidade.

Ao escolher, prefira os itens compostos sem álcool e que apresentem aloe vera ou calêndula, pois esses elementos colaboram para hidratar, acalmar e também proporcionar uma sensação de frescor para a pele.

 

Hidrate a sua pele

Além do uso constante de produtos como as loções pós-depilatórias, uma ótima maneira de manter a sua pele hidratada, saudável e lisa é ingerindo muito líquido. Em geral, o ideal é ingerir aproximadamente oito copos de água por dia. Este hábito é indicado para eliminar toxinas e auxiliar na circulação sanguínea do nosso corpo.

Procure também evitar banhos muito quentes ou frequentar saunas no período de 24 horas após a sessão. A alta temperatura é capaz de ressecar e prejudicar a boa aparência e hidratação da sua pele.

Outra dica para você ter uma boa hidratação da pele é fugir dos produtos corporais à base de álcool. Hidratantes com álcool na sua composição são os grandes vilões quando o assunto é o ressecamento da pele, já que eles têm a capacidade de remover os lipídios naturais presentes na nossa camada de gordura.

A consequência é um aspecto muito mais ressecado, podendo gerar irritações, vermelhidão, rachaduras e, inclusive, dermatites. Essa medida vale também para os casos de depilação na axila — nesse caso, o uso do desodorante deve ser banido por, no mínimo, 12 horas após a sessão.

Proteja-se do sol

Há quem se engana ao imaginar que, após a depilação a laser, já é possível ir à praia ou curtir uma piscina. No entanto, é importante ter muita paciência, pois a exposição ao sol pode ser muito prejudicial para a sua pele após o procedimento, colaborando para o surgimento de manchas. Aqui, um dos principais cuidados com a depilação a laser é se proteger por, pelo menos, 15 dias após cada sessão.

Depois desse prazo, tenha sempre em mãos o protetor solar de, no mínimo, FPS 30 e que seja à prova d’água. Faça o seu uso regular em todo o corpo e principalmente na região em que foi realizado o procedimento. Nesse período pós-depilatório, procure aplicar camadas generosas do produto. Além de proteger e hidratar a pele, essa prática faz com que a pele não sofra escurecimentos.

Outra questão importante é não realizar o tratamento com a pele bronzeada. O bronzeamento nada mais é do que uma ação de proteção da pele, que gera a produção de melanina. Quando optamos por esse procedimento, o laser queima a melanina que está localizada na raiz do pelo, podendo eliminar também outras células da pele, causando alguns ferimentos.

Faça esfoliação

Os pelos encravados são realmente incômodos, não é mesmo? E, com o acúmulo de sujeiras, células mortas e alto nível de produção sebácea, a probabilidade de eles aparecerem é grande. Para evitar esse problema, realize uma esfoliação sempre entre uma sessão e outra da depilação. Contudo, é preciso aguardar em torno de uma ou duas semanas para que o resultado seja satisfatório e a pele se recupere sem sofrer nenhuma agressão.

Aqui, a dica é escolher pelos produtos mais suaves para serem usados durante esse período. Surgiu algum pelo encravado? Procure não coçar ou arrancar com a pinça: isso faz com que a situação piore. Nestes casos, a esfoliação é sempre a melhor opção!

Por último, é importante ressaltar que o seu tratamento será ainda mais seguro e satisfatório caso você escolha por uma clínica responsável e com profissionais capacitados para cuidar da sua saúde e aparência. Antes de agendar o tratamento, certifique-se de que os materiais são esterilizados e descartáveis. Ao seguir todas essas etapas, o seu bem-estar e uma pele impecável serão garantidos!

Gostou das nossas dicas sobre os principais cuidados com a depilação a laser? Então, aproveite para conhecer nosso serviço exclusivo de depilação. Você não vai se arrepender!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *