Entenda o que é carboxiterapia e como ela ajuda no emagrecimento

Tempo de leitura: 6 minutos

A carboxiterapia é uma técnica que contribui no processo de emagrecimento e no combate à gordura localizada, alcançando resultados bastante satisfatórios ao longo dos anos.

Além de favorecer a conquista da boa forma, a técnica também promove ganhos progressivos quando o objetivo é eliminar a flacidez, a celulite e as estrias.

O tratamento consiste na utilização de gás carbônico medicinal injetado sob as camadas da pele, ativando a circulação sanguínea e promovendo diferentes respostas no organismo.

Continue a leitura deste artigo para entender o que é carboxiterapia e quais são os seus benefícios. Acompanhe!

Saiba o que é carboxiterapia e como ela funciona

A carboxiterapia começou a ser aplicada em tratamentos estéticos ao final dos anos 1970, após ter sido originalmente criada para tratar disfunções em vasos sanguíneos e ajudar na cicatrização de feridas.

Trata-se da aplicação de injeções de dióxido de carbono (CO2), conhecido popularmente como gás carbônico, com agulhas e seringas de calibre mínimo, semelhantes às que são usadas nas injeções de insulina.

O processo funciona da seguinte forma: um aparelho é acoplado ao cilindro de gás, liberando em velocidade específica as quantidades pré-definidas da substância, que atingirão as camadas da pele de acordo com os objetivos terapêuticos.

Ao ser introduzido sob a pele, o gás carbônico causa a distensão do tecido, provocando reações adaptativas que têm como ação principal o aumento da produção de colágeno e da circulação sanguínea.

Dessa forma, a carboxiterapia atua em três aspectos:

– reduzindo o edema e a retenção de líquido;

– desfazendo a fibrose;

– e auxiliando na eliminação da gordura localizada.

Sendo assim, o procedimento pode ser utilizado em qualquer parte do corpo onde haja excesso de gordura, celulite, estrias ou flacidez, tais como barriga, culotes, parte interna das coxas e costas.

No entanto, é importante conhecer quais são as contraindicações do tratamento, para evitar complicações.

Conheça as contraindicações do tratamento

A princípio, a carboxiterapia não pode ser realizada nas mulheres grávidas e em pessoas que apresentem obesidade mórbida.

A existência de alergias, traumas ou infecções na pele também é uma contraindicação para o tratamento.

Da mesma forma, pessoas que sofrem de insuficiência renal, hepática, respiratória ou cardíaca, não podem se submeter ao procedimento, assim como pacientes em tratamento de câncer ou trombose venosa.

Observadas essas condições, é possível dar início a tratamento, cujo número de sessões irá variar de acordo com as características e objetivos de cada pessoa.

No geral, são indicadas no mínimo 10 sessões de carboxiterapia, para as quais é necessário seguir alguns cuidados preparatórios.

Entenda os cuidados necessários

O primeiro cuidado necessário para dar início ao processo da carboxiterapia é verificar a necessidade de aplicação de anestésicos locais.

Embora não seja doloroso, a aplicação do gás carbônico nas camadas subcutâneas pode causar um pequeno incômodo, que pode ser facilmente contornado com o uso de pomadas.

As agulhas e demais instrumentos são totalmente esterilizados, conferindo total segurança ao procedimento.

A penetração da agulha na pele e a introdução do gás podem, eventualmente, levar ao rompimento de micro-vasos sanguíneos, causando o aparecimento de pequenos hematomas.

Essas lesões tendem a desaparecer espontaneamente em poucos dias, mas, em alguns casos, é possível usar pomadas para acelerar a recuperação da pele.

Além do uso de pomadas, existe outro cuidado essencial para ser tomado depois da sessão de carboxiterapia.

Veja o que evitar depois de cada sessão

Para garantir a melhor recuperação possível da pele, a exposição ao sol deve ser evitada nos dias seguintes à realização da carboxiterapia, sobretudo enquanto houver hematomas em atividade no local tratado.

Além desses cuidados básicos, também é fundamental manter uma dieta saudável e fazer exercícios físicos, de modo a potencializar os resultados do tratamento.

Uma vez que todas as precauções sejam seguidas, a carboxiterapia pode oferecer diversos benefícios, conforme você entenderá a seguir. Veja!

Conheça os benefícios da carboxiterapia

Ao promover a expansão e a oxigenação do tecido subcutâneo por meio da estimulação da corrente sanguínea, a carboxiterapia promove a renovação celular e a readaptação das fibras de colágeno.

A fibrose é rompida, dando origem a um processo de reestruturação que conta não apenas com o aumento da produção de colágeno, mas, também, da elastina, tornando a pele mais firme e sem imperfeições.

O aumento do metabolismo local ajuda a reduzir a retenção de líquido e ativa a lipólise (destruição das células de gordura), eliminando toxinas e ácidos graxos, tornando a carboxiterapia um excelente aliado do combate da gordura localizada.

A carboxiterapia também oferece bons resultados quando utilizada na estética facial, ajudando a eliminar rugas finas e a melhorar a aparência da pele com cicatrizes e marcas deixadas pela acne.

Outro benefício da carboxiterapia é a participação no pré e pós-operatório dos procedimentos de lipoaspiração, otimizando os resultados do procedimento cirúrgico.

Quando a carboxiterapia é aliada a outros tratamentos estéticos, é possível alcançar uma resposta ainda mais satisfatória nos processos de emagrecimento e redução das medidas corporais.

É sobre esse assunto que falaremos agora, na última seção do nosso artigo. Confira e esclareça suas dúvidas!

Descubra outros tratamentos que ajudam no emagrecimento

Ao longo dos anos, a área da estética evoluiu bastante, oferecendo diversos tratamentos para emagrecimento, auxiliando quem está em busca da boa forma a eliminar as gordurinhas em excesso.

Além da carboxiterapia, entre as opções mais vantajosas oferecidas pelas clínicas de ponta estão a endermologia, a criolipólise e o uso de aparelhos como o Heccus e o Cellutec.

A drenagem linfática, por sua vez, é uma técnica de massagem manual muito indicada nos casos em que é preciso combater tanto a gordura localizada quanto a retenção de líquidos.

Mas é sempre bom lembrar que os resultados dos tratamentos estéticos visando ao emagrecimento são mais efetivos e duradouros quando existe um estilo de vida saudável, baseado bons hábitos alimentares e na prática regular de atividades físicas.

Você tem alguma dúvida sobre o que é carboxiterapia ou quer saber detalhes do procedimento? Entre em contato e fale com um de nossos consultores agora mesmo!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *