Botox e o preenchimento facial: saiba mais sobre esses procedimentos

Tempo de leitura: 5 minutos

Apesar de tratamentos estéticos estarem sempre surgindo com novas tecnologias e métodos, há dois que não saem de moda e continuam sendo os preferidos de todos: Botox e preenchimento facial. Afinal, não há quem não queira fazer uma mudança no rosto, por menor que seja.

Há sempre uma marca de expressão, ruga, mancha ou cicatriz que incomoda e faz diminuir a autoestima. Portanto, é preciso saber qual procedimento é o mais indicado para cada caso.

Neste post, vamos esclarecer tudo sobre a toxina botulínica e o preenchimento: a diferença entre ambos, como agem no corpo, as suas indicações e a duração de seus efeitos. Não deixe de acompanhar!

Qual a diferença entre Botox e preenchimento facial?

Os dois servem para a correção de imperfeições na pele causadas pelo tempo ou outros fatores. Porém, são usados em procedimentos bastante distintos e não podem tratar os mesmos tipos de sinais. Logo, é extremamente importante esclarecer as diferenças entre um e outro. Vejamos:

O que é Botox?

Botox é o nome comercial dado para a toxina botulínica tipo A, que é produzida em laboratório pela bactéria Clostridium botulinum. A princípio, era utilizada em tratamentos neurológicos e oftalmológicos.

Com o avanço dos estudos, percebeu-se que a toxina tem a capacidade de paralisar e relaxar a musculatura temporariamente. A partir de então, passou a ser utilizada para fins estéticos também.

E preenchimento, o que é?

O preenchimento é a injeção de um produto para preencher sulcos, corrigir contornos e dar volume em determinadas áreas do corpo, principalmente a face. O produto mais comumente utilizado é o ácido hialurônico, mas há quem use outros, como a hidroxiapatita de cálcio.

O ácido é originalmente produzido pelo organismo e é uma substância líquido-viscosa altamente solúvel. Hoje em dia, já é possível sintetizá-la em laboratório para utilização estética.

Como o Botox e o preenchimento agem no corpo?

O Botox age na musculatura. Assim, é injetado na pele para bloquear a liberação de acetilcolina — responsável pela contração muscular. Dessa forma, há o relaxamento temporário do músculo. Portanto, somente profissionais devidamente habilitados podem realizar o procedimento.

É importante esclarecer que o Botox não paralisa a expressão, e sim relaxa a musculatura que causa rugas em determinadas áreas. Dessa forma, proporciona ao rosto uma aparência mais jovem e bonita.

A toxina botulínica pode ter duas formas de atuação:

  • preventiva: aplica-se o Botox antes do aparecimento de rugas e marcas de expressão. Como não haverá contração muscular, não haverá a formação desses sinais na área aplicada;

  • reparativa: a toxina é aplicada para corrigir e amenizar as rugas e marcas já existentes. Por relaxar a musculatura, impedirá que novos sinais surjam.

O ácido hialurônico também é aplicado por meio de injeções. Pode ser utilizado com anestésico ou não, o que varia de caso para caso. Porém, a sua forma de atuação é diferente da do Botox. Esse ácido é composto por moléculas de açúcar que atraem e retêm água. Dessa forma, confere mais volume, firmeza, viço e textura homogênea à pele. Além do mais, estimula o próprio corpo a produzir mais colágeno.

Há outras formas de apresentação do ácido hialurônico, como em cápsulas e cremes. Essas duas formas são mais recomendadas para prevenir que surjam sulcos e rugas do que para tratar os já existentes. Porém, para um efeito realmente eficaz de preenchimento, é necessária a aplicação injetável, que deve ser feita somente por profissionais capacitados.

Para que o Botox e o preenchimento são indicados?

Como já mencionamos, eles solucionam tipos distintos de rugas e marcas na pele. Sendo assim, a toxina botulínica é indicada para rugas dinâmicas — aquelas causadas por movimentos repetidos dos músculos. Entre as linhas mais tratadas, estão os famosos “pés de galinha”, as rugas da testa, entre as sobrancelhas, ao redor e junto aos lábios.

Essas marcas geralmente aparecem devido à contração natural do músculo. Por exemplo: as rugas ao redor dos olhos que aparecem quando a pessoa força a vista; as rugas na testa porque a pessoa costuma franzi-la frequentemente para se expressar etc. Para casos como esses, o Botox tem efeito fantástico.

Com a aplicação da toxina botulínica, também é possível:

  • corrigir “sorriso gengival” — aquele em que gengiva fica bastante aparente;
  • arrebitar a ponta do nariz;
  • arquear as sobrancelhas;
  • levantar os cantos da boca;
  • melhorar a aparência do pescoço e do colo.

O Botox também é utilizado para fins medicinais, como no tratamento do bruxismo e demais problemas na articulação do maxilar, correção de estrabismo, hiperidrose (suor excessivo), dores de cabeça e enxaquecas.

Por sua vez, o preenchimento é indicado para rugas estáticas. Ou seja, as originadas pela ação do tempo, tabagismo, exposição ao sol, como os sulcos nasolabiais (também chamado “bigode chinês”), sulcos abaixo dos olhos e rugas faciais características da idade.

Além disso, é bem indicado para corrigir as marcas profundas causadas pela acne. Ainda, para dar volume e melhorar o contorno dos lábios e da face. Ademais, proporciona mais viço, hidratação e vida à pele.

Quanto tempo dura o efeito de cada um?

A duração desses procedimentos depende de diversos fatores: local de aplicação, quantidade do produto, resposta do organismo, cuidados com a pele, características dos sinais onde foi aplicado, exposição ao sol, uso de protetor solar, entre outros.

Mas, em média, a duração do Botox e do preenchimento é de 4 a 6 meses para sinais faciais e 8 meses para tratamento de hiperidrose. Após esse período, a aplicação pode ser refeita.

Enfim, Botox e preenchimento são as melhores alternativas para corrigir imperfeições na pele, cada um atuando em um tipo determinado de sinal. Porém, somente um profissional de confiança é capaz de decidir qual procedimento é o mais adequado para cada caso. Além disso, ele poderá aplicar a técnica de forma a fazer com que o seu resultado fique perfeito e, ao mesmo tempo, natural.

Portanto, entre em contato conosco agora mesmo e agende uma avaliação. Nós oferecemos diversos tratamentos estéticos de qualidade com excelência de atendimento!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *