Afinal, para que serve o laser de CO2?

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos últimos anos, a estética clínica evoluiu de forma surpreendente, fazendo surgir técnicas e aparelhos capazes de cuidar da beleza e do bem-estar de forma cada vez mais eficaz e segura.

Entre os procedimentos desenvolvidos para combater o envelhecimento e promover a vitalidade da pele, o laser de CO2 se destaca devido aos seus resultados extremamente positivos.

Neste artigo, vamos esclarecer o que é laser de CO2 e para que ele serve, além de explicar as indicações, os cuidados e os benefícios desse tratamento.

Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas!

O que é laser de CO2?

O laser de CO2 é um tipo aparelho que produz feixes de luz de alta energia com grande afinidade à água presente nas células da camada mais superior da pele.

Sua atração pela água faz com que ocorra uma vaporização, seguida de um processo de cicatrização com estímulo à formação de colágeno para reestruturação do tecido atingido.

Trata-se de um dos maiores avanços entre os tratamentos destinados ao rejuvenescimento e à remoção de manchas e imperfeições, pois o laser de CO2 promove excelentes resultados sem efeitos colaterais agressivos.

Na intervenção a laser não há cortes na pele e nem sangramentos, a não ser pelas microlesões nos vasos sanguíneos.

A precisão do aparelho é milimétrica, permitindo a atuação exatamente nas áreas que precisam ser tratadas.

Sendo assim, o laser de CO2 é indicado para o tratamento de rugas, linhas de expressão e manchas, conforme mostraremos agora.

Em quais casos o laser de CO2 é indicado?

De uma maneira geral, o laser de CO2 é indicado nos casos em que seja preciso realizar o remodelamento das camadas da pele por meio do estímulo à promoção de colágeno, comuns na presença dos seguintes quadros clínicos:

– poros abertos ou dilatados;

– cicatrizes causada pela acne;

– manchas escuras causadas por hiperpigmentação ou melasma;

– manchas de envelhecimento;

– rugas e linhas de expressão;

– olheiras;

– flacidez;

– e estrias.

O laser de CO2 pode ser aplicado em todos os tipos de pele, em pacientes cuja faixa etária vai dos quinze aos sessenta anos.

Entretanto, existem algumas restrições para a realização do tratamento, assim como acontece em todos os demais tratamentos estéticos.

As pessoas de pele negra ou aquelas que possuem grandes cicatrizes com formação de queloide devem evitar o laser de CO2. Ele também é contraindicado para quem apresenta disfunções como herpes, lúpus e vitiligo.

Os tratamentos à base de imunosupressores (quimioterapia e radioterapia), de anticoagulantes ou de medicamentos como a isotretinoína também são fatores excludentes para o uso do laser de CO2.

Em relação às mulheres grávidas, como ainda não há estudos suficientes para comprovar a segurança do procedimento nesses casos, o ideal é não se submeter ao tratamento.

Agora que você já sabe quais são as indicações e contraindicações do laser de CO2, entenda como funciona o procedimento.

Como funciona o procedimento?

Conforme já explicamos, o laser de CO2 possui afinidade com a água presente nas células que formam a pele. Na sua presença, a água é aquecida e causa a vaporização dessas células.

Em resposta, o organismo aumenta a produção de colágeno e dá início a um processo de reepitelização, ou cicatrização, no qual um novo tecido é formado, eliminando as imperfeições da pele.

Em um único atendimento é possível tratar entre 15 e 60% da área pretendida. O número total de sessões dependerá da avaliação inicial, podendo variar entre duas e cinco, com duração de vinte a sessenta minutos, em média.

Logo após a aplicação do laser, a pele fica vermelha e inchada, podendo permanecer assim por um período que vai de 15 a 45 dias.

Por essa razão, é preciso adotar certos cuidados, de acordo com as recomendações profissionais.

É sobre esse assunto que falaremos agora. Confira e saiba como evitar complicações durante o tratamento.

Quais são os cuidados necessários?

Durante todo o período de tratamento com o laser de CO2, a exposição ao sol deve ser evitada, permanecendo a mesma recomendação durante os quinze dias subsequentes ao final da intervenção.

No dia a dia, o correto é usar filtro solar com fator de proteção 30 nas áreas tratadas. Para alívio da dor e do inchaço, é possível fazer compressas frias.

Além disso, o uso de óleos ou cremes hidratantes específicos também será orientado.

Entretanto, antes mesmo do procedimento, é preciso seguir uma rotina de preparação, que começa com a limpeza da pele, para a eliminação de cravos e espinhas que podem atuar como fontes de bactérias e causar infecções.

Evitar o sol antes do tratamento também é uma recomendação importante, pois a pele bronzeada pode reagir de forma exagerada aos estímulos do laser.

Uma vez que todos esses cuidados sejam tomados, é possível favorecer o sucesso do tratamento e alcançar todos os benefícios do laser de CO2.

Quer saber quais são eles? Acompanhe a última seção do nosso artigo!

Que benefícios o laser de CO2 oferece?

Nos primeiros 15 dias após o procedimento, é possível notar que a pele do local tratado fica mais viçosa, com uma textura mais uniforme e firme.

Em cerca de três a seis meses, quando se completa o ciclo de formação do novo colágeno, as manchas, rugas e cicatrizes apresentam-se ainda mais suavizadas.

A precisão do laser de CO2 é um dos seus maiores benefícios, permitindo que áreas pequenas ou mais delicadas (como a região ao redor dos olhos, onde ficam os famosos “pés de galinha”) sejam tratadas.

A cicatrização tranquila e a recuperação rápida e sem grandes complicações também são boas vantagens do laser de CO2. Apesar de atuar de forma intensa, o laser não produz sangramentos intensos nem leva à formação de crostas.

É importante lembrar que os resultados dos tratamentos estéticos variam de uma pessoa para a outra, de acordo com diversas características individuais, tais como hábitos alimentares, idade e frequência de exposição ao sol, entre outras.

Finalizado todo o processo de tratamento, os pacientes devem fazer reavaliações periódicas e, caso seja necessário, repetir o procedimento dentro do intervalo recomendado pelos profissionais.

Você tem alguma dúvida sobre a aplicação do laser de CO2 e seus benefícios para a pele? Deixe sua pergunta nos comentários!

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *